quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Aprendi a dizer não!

Fonte
Quando comecei a aprender a me organizar, umas das "regras" que li foi sobre aprender a dizer NÃO!
E isso vale para toda a vida, em todos os sentidos. E sinceramente, é muito bom quando você passa a não concordar ou apenas não aceitar tudo que te oferecem. Isso porque quando dizemos sim para tudo, como uma tentativa de agradar as pessoas, acredito que a impressão que passamos é que somos pessoas ingênuas. O fato de dizer não em certos momentos mostra às pessoas que nós temos limites, e com isso ganhamos respeito e confiança, afinal estabelecemos uma opinião.

A questão de confiança pode ser observado quando assumimos compromissos com tarefas ou até mesmo com alguns trabalhos. Se dissermos sim para tudo, nunca conseguiremos realizar as tarefas com êxito, tudo será feito "mais ou menos". Posso afirmar que quando eu dizia sim para a maioria de compromissos que chegavam até mim e ao meu esposo, havia dias que eu não conseguia dar conta e comparecer aos locais combinados, com isso as pessoas ficavam aborrecidas com a nossa ausência. Logo, concluímos que dizer 'não' nos ajuda até na organização das nossas tarefas.

Esse hábito, a longo prazo, pode tornar nossas vidas menos estressante, Isso porque dizendo sim para as pessoas, a fim de agradá-las, você ficará sobrecarregado e sentirá o aumento contínuo desse estresse e quando menos perceber vai decepcioná-las.

E o ponto crucial de dizer 'não' está na alimentação. Acredite, você não precisa aceitar toda comida que te oferecem!!! E quando eu compreendi isso, passei a adotar na minha vida este hábito. Se eu vou na casa de alguém, não está na hora de nenhuma refeição, mas o anfitrião resolve me oferecer algo para comer (geralmente doces ou petiscos), eu analiso se estou realmente com fome para comer aquilo. Caso eu não esteja com fome, com certeza digo "não, muito obrigada!". Geralmente, o anfitrião vai reforçar e continuar te oferecendo, por simples educação, mas permaneça firme na sua resposta, pois você vai estabelecer confiança e com certeza a pessoa em questão vai entender o seu lado. 
Aceitar tudo que te oferecem para comer é gula, caso você não esteja com fome. 
E isso não faz bem para você. Dizer 'não' não mata ninguém, e só te faz bem. 

Vai por mim!

Beijooos


4 comentários:

  1. Adorei o post... diga sim na hora de dizer sim e não quando preciso for!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, eu tenho muita dificuldade em dizer não e precisamos sim aprender a dizer não quando necessário!!

    Bjs =^.^=
    www.noivaesposamae.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Pri. Precisamos mesmo aprender. Estou sempre me esforçando para aprender mais!
      Bjs

      Excluir

Deixe seu comentário, vou adorar saber um pouco mais sobre você.
Caso queira entrar em contato, meu e-mail é milenaazevedosantos@gmail.com.
Beijooos.