sexta-feira, 13 de junho de 2014

Frutas típicas do outono

Boa noiteee!

Esta semana recebi um excelente presente da tia do meu esposo, que vem ser uma sogra emprestada para mim. Ela trabalha na feira e esta semana ela deixou com meu esposo três sacolas abarrotadas de coisas.... Eu fiquei sem ter aonde colocar isso tudo, daí dividi com a minha mãe, hehe.



E isso me inspirou a fazer este post para compartilhar com vocês as frutas da estação, ou seja, quais são as frutas da época do outono e que estão com um precinho ok. Por um acaso as frutas que eu encontrei listadas na internet em diversos sites são justamente as que estão na minha casa. Então resolvi fotografar as frutas e descrever um pouquinho dos seus benefícios, confira só:
  • Maçã Gala 
Podemos citar como benefícios da maçã: Controle/redução do colesterol; Redução do risco de inúmeros cânceres; Ação antioxidante; “Escova de dente natural”; Fonte de fibra; Baixa caloria; Rica em pectina; Reduz o risco de doenças cardiovasculares e prisão de ventre. Além disso, uma maçã Gala fornece a metade de toda a vitamina C que você precisa ao longo do dia.
  • Pêra 
A pera é rica em vitamina C (responsável pela manutenção do colágeno), A (que aumenta a imunidade e mantém a saúde da pele) e vitaminas do complexo B (que cuidam da saúde dos nervos e músculos).
Além de dar uma ajudinha na dieta, é rica em água, pobre em calorias (cerca de 63 por unidade), ajuda a regular o intestino, tem potássio e auxilia na redução da pressão arterial.
  • Banana 
Essa fruta é rica em fibras, é grande aliada na regulação do fluxo intestinal. Contém três açúcares naturais: frutose, sacarose e glicose. E abastece nossos estoques de energia. Rica em magnésio, se torna eficaz para o corpo humano em vários processos biológicos, incluindo a contração muscular. O magnésio é um importante mineral que evita as famosas cãibras musculares. Por conter vitaminas do complexo B (B1, B2, B6 E B12), se torna um alimento importante para sistema nervoso. Além de minerais, contém ferro, auxiliando pacientes em casos de anemia. Ajuda na digestão, por sua composição nutricional, além de saciar a fome. Possui um aminoácido chamado triptofano que é precursor da serotonina, que está relacionada à regulação dos processos bioquímicos de humor e sono e mantém os níveis de açúcar elevado, eliminando o cansaço físico e mental. Não é diferente das demais frutas, por conter açúcares. O seu consumo aumentado, aliado à falta de atividade física, pode engordar.
  • Maracujá 
O maracujá serve para tratar irritabilidade, ansiedade, insônia, taquicardia, vertigens, hipertensão arterial, palpitações,nevralgias, asma, dispepsia nervosa, cólicas intestinais, dismenorreias espasmódicas e perturbações nervosas da menopausa. Além disso também é ótimo para aliviar dores de cabeça, enxaqueca e dores musculares.
  • Tangerina
A tangerina é uma fruta cítrica rica em fibras, vitamina C e potássio. A vitamina C age como antioxidante que reforça as defesas e previne contra o envelhecimento precoce das células. O mineral potássio também contribui com a saúde cardíaca, já que ele é responsável pelo bom funcionamento cardíaco e pela transmissão dos impulsos nervosos. As propriedades nutricionais presente na fruta ajudam no controle e prevenção de doenças como o diabetes e as doenças cardiovasculares.
  • Mamão
Ajuda a regular o intestino, pois possui boa quantidade de fibras, que aumentam o peristaltismo, facilitando assim a evacuação. Possui carotenóides que estão relacionados a funções antioxidantes ou ações biológicas, como fortalecimento do sistema imunológico, diminuição do risco de doenças degenerativas como o câncer, doenças cardiovasculares, entre outras. Rico em vitaminas do complexo B (B1, B2 e B5), que auxiliam no sistema imunológico.É rico em vitamina C, que acelera a cicatrização e possui propriedades antioxidantes, capazes de bloquear a formação de diversas substâncias causadoras de câncer.
Possui fósforo, que aumenta a resistência dos atletas, combate a fadiga e é um bom tônico geral. Outra substância interessante é a papaína, uma enzima encontrada na polpa do mamão que funciona como facilitadora do processo digestivo de proteínas. 
Ótimo para pacientes com dificuldade de mastigação ou convalescentes por ter a polpa macia e fácil de mastigar e digerir. E contém fibras solúveis, que ajudam na redução do colesterol quando associado a uma alimentação saudável e a prática de exercícios.
  • Caqui
A fruta caqui contribui para o bom funcionamento do intestino, por conter fibras, e atua como calmante, devido à alta concentração de açúcar e frutose, razão pela qual deve ser consumida moderadamente, em especial por diabéticos.
  • Abacate
O consumo de abacate melhora a pele, pois tem boas quantidades de vitamina A, E e C; previne doenças congênitas, pois contém ácido fólico e protege as células pela sua riqueza em antioxidante.
Porém, o abacate engorda se consumido em excesso porque é uma das frutas mais ricas em gordura, que mesmo sendo de boa qualidade, tem muitas calorias.


Mas é possível encontrar em alguns sacolões também frutas como morango e uva praticamente o ano todo e são excelentes para fazer founde nessa época do ano (outono/inverno).
Algumas frutas com ótimos benefícios e que eu comprei neste mês, porém não estavam muito boas foram o abacaxi e a melancia. Essas frutas são típicas de outra estação, e embora sejam encontradas com certa facilidade, seu amadurecimento se deu através de substâncias químicas.

Aproveitem o final de semana e renovem seu estoque de frutas para a semana. Vá por mim, o investimento é excelente!


Por hoje é só isso,
Espero que tenham gostado.
Beijooos e até breve.

Fontes: internet...

Um comentário:

Deixe seu comentário, vou adorar saber um pouco mais sobre você.
Caso queira entrar em contato, meu e-mail é milenaazevedosantos@gmail.com.
Beijooos.