terça-feira, 12 de novembro de 2013

Vida de Casada: Rotinas

Nos dias atuais, a mulher tem ganhado cada vez mais espaços na sociedade. A mulher do século XXI trabalha, estuda, malha, cuida de si mesma, é vaidosa, é guerreira, cuida da casa, do marido e dos filhos. São tantas atribuições que 24 horas por dia é pouco!!!
Digo por mim mesma. No tempinho que tenho livre no meu trabalho, eu tento me atualizar, ver notícias, responder e-mails, postar algo, planejar minhas tarefas que tenho que fazer em casa, ler um capítulo da matéria da faculdade, enfim, uma correria só.
E é nesse vai e vem que a gente sempre deixa algo pendente. Ou é a unha, ou é o cabelo, ou é o feijão que nos esquecemos de cozinhar, ou é a roupa pra passar, ou até mesmo conversar com o esposo e orarmos juntos.
Com tantas tarefas delegadas, precisamos parar, respirar fundo, relaxar e pensar na melhor estratégia para administrar essa vida louca de dona de casa, esposa, mãe, amiga, funcionária, blogueira, universitária etc e tal!
Como sou a loka do papel e das anotações, aprendi um método (caixa de entrada) antes mesmo de ler blogs relacionados a esse assunto. Aqui vocês poderão entender melhor como eu anoto o que tenho que fazer em casa.
Porém, eu tive que fazer um calendário específico para a rotina da minha casa durante a semana, senão as coisas não funcionam. Já readaptei essa rotina 500 milhões de vezes algumas vezes, mas uma coisa eu aprendi: essa rotina serve, para mim, lembrar o que eu tenho que fazer e o que eu deixei de fazer durante a semana. Vou avisando logo às noivinhas de plantão: serviço de dona de casa NUNCA acaba, nunquinha da silva. Por mais que você se organize, sempre terá algo para fazer. A diferença está no fato de que as coisas serão mais fáceis de fazer se você se organizar e não acumular tarefas.
No bendito caderno de caixa de entrada, escrevo tudo o que eu tenho que fazer, desde ao lanchar quando chegar em casa até a hora que pretendo ir dormir. Se eu vejo que tenho mais de 5 tarefas, e a maioria delas requer mais de 30 minutos para fazer, já vou pensando no que vou fazer primeiro e o que posso deixar pendente para o dia seguinte e não me estresso mais se eu não realizei tudo o que eu queria fazer.

Agora chega de conversa e vamos às tabelas que eu desenvolvi para mim:

Atividades semanais
Como você observaram, todos os dias eu resolvi escolher alguma tarefa para cuidar de mim. Confesso que não sigo à risca, mas quando sobra um tempinho eu faço um ou dois cuidados pessoais. 
Estipulei que no domingo não iremos passar muito tempo fora de casa, visitando parentes e amigos, porque com isso acabávamos ficando exaustos para trabalhar na segunda-feira e até mesmo deixando de ir aos cultos de nossa igreja. Nem sempre podemos fazer isso, pois algumas pessoas só estão em casa no domingo, mas quando acontece isso, invertemos as tarefas com o sábado.

Continuando no ritmo do calendário semanal, fiz também uma rotina matinal e noturna. Na verdade, eu já sei tudo o que eu tenho que fazer, de cor! "Então pra quê essa lista, dona Milena?" Eu uso como uma forma de checklist, no mesmo esquema de lembrar se está saindo ''chave, carteira, celular, ok''. Eu sempre esquecia de fazer um ou dois itens. Então eu criei a minha própria rotina num papel.

Confira:

Bem, eu funciono assim. Tem dia que dá pra fazer, tem dia que deixo pra lá. E assim vamos levando essa nossa vida.
Em um próximo post eu venho falar como estou organizando meu tempo para as atividades físicas e o meu checklist do meu sábado/domingo para arrumar a comida da semana.

Beijoooos e até breve!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, vou adorar saber um pouco mais sobre você.
Caso queira entrar em contato, meu e-mail é milenaazevedosantos@gmail.com.
Beijooos.