Nos dias atuais, a mulher tem
ganhado cada vez mais espaços na sociedade. A mulher do século XXI trabalha,
estuda, malha, cuida de si mesma, é vaidosa, é guerreira, cuida da casa, do
marido e dos filhos. São tantas atribuições que 24 horas por dia é pouco!!!
Digo por mim mesma. No tempinho
que tenho livre no meu trabalho, eu tento me atualizar, ver notícias, responder
e-mails, postar algo, planejar minhas tarefas que tenho que fazer em casa, ler
um capítulo da matéria da faculdade, enfim, uma correria só.
E é nesse vai e vem que a gente
sempre deixa algo pendente. Ou é a unha, ou é o cabelo, ou é o feijão que nos
esquecemos de cozinhar, ou é a roupa pra passar, ou até mesmo conversar com o
esposo e orarmos juntos.
Com tantas tarefas delegadas,
precisamos parar, respirar fundo, relaxar e pensar na melhor estratégia para
administrar essa vida louca de dona de casa, esposa, mãe, amiga, funcionária,
blogueira, universitária etc e tal!
Como sou a loka do papel e das
anotações, aprendi um método (caixa de entrada) antes mesmo de ler blogs
relacionados a esse assunto. Aqui vocês poderão entender melhor como eu anoto o
que tenho que fazer em casa.
Porém, eu tive que fazer um
calendário específico para a rotina da minha casa durante a semana, senão as
coisas não funcionam. Já readaptei essa rotina 500 milhões de vezes algumas
vezes, mas uma coisa eu aprendi: essa rotina serve, para mim, lembrar o que eu
tenho que fazer e o que eu deixei de fazer durante a semana. Vou avisando logo
às noivinhas de plantão: serviço de dona de casa NUNCA acaba, nunquinha da
silva. Por mais que você se organize, sempre terá algo para fazer. A diferença
está no fato de que as coisas serão mais fáceis de fazer se você se organizar e
não acumular tarefas.
No bendito caderno de caixa de
entrada, escrevo tudo o que eu tenho que fazer, desde ao lanchar quando chegar
em casa até a hora que pretendo ir dormir. Se eu vejo que tenho mais de 5
tarefas, e a maioria delas requer mais de 30 minutos para fazer, já vou
pensando no que vou fazer primeiro e o que posso deixar pendente para o dia
seguinte e não me estresso mais se eu não realizei tudo o que eu queria fazer.
Agora chega de conversa e vamos
às tabelas que eu desenvolvi para mim:
Atividades semanais |
Como você observaram, todos os dias eu resolvi escolher alguma tarefa para cuidar de mim. Confesso que não sigo à risca, mas quando sobra um tempinho eu faço um ou dois cuidados pessoais.
Estipulei que no domingo não iremos passar muito tempo fora de casa, visitando parentes e amigos, porque com isso acabávamos ficando exaustos para trabalhar na segunda-feira e até mesmo deixando de ir aos cultos de nossa igreja. Nem sempre podemos fazer isso, pois algumas pessoas só estão em casa no domingo, mas quando acontece isso, invertemos as tarefas com o sábado.
Continuando no ritmo do calendário semanal, fiz também uma rotina matinal e noturna. Na verdade, eu já sei tudo o que eu tenho que fazer, de cor! "Então pra quê essa lista, dona Milena?" Eu uso como uma forma de checklist, no mesmo esquema de lembrar se está saindo ''chave, carteira, celular, ok''. Eu sempre esquecia de fazer um ou dois itens. Então eu criei a minha própria rotina num papel.
Bem, eu funciono assim. Tem dia que dá pra fazer, tem dia que deixo pra lá. E assim vamos levando essa nossa vida.
Em um próximo post eu venho falar como estou organizando meu tempo para as atividades físicas e o meu checklist do meu sábado/domingo para arrumar a comida da semana.
Beijoooos e até breve!
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