quinta-feira, 14 de novembro de 2013

O que eu estou mudando na minha alimentação

Há uns 2 meses tenho procurado mudar minha alimentação gradativamente. Estou evitando consumir gorduras, frituras, doces e refrigerantes – os alimentos mais óbvios. Mas estou me propondo todos os dias essa mudança. Não quero ficar fazendo dieta de segunda a sexta, e no final de semana tudo é festa, sem regras, sem limites. Acredito que dessa forma não adianta nada!
Por isso que estou fazendo tudo gradualmente. Confesso que não fico sem tomar refrigerante por mais de 15 dias, mas isso já é um grande avanço, pois eu bebia refrigerante todo santo dia, no almoço, na janta e nos intervalos entre um e outro.
Fritura? Como eu amo batata-frita, se pudesse comia todos os dias também. Mas azamigas celulites já estão sorrindo nas minhas coxas, logo tenho que passar longe de Mc Donalds, Burguer King, entre outros.
Frutas já fazem parte da minha lista semanal de compras. Na minha casa sempre tem maçã (que eu não gostava e agora consigo comer tranquilamente), banana, kiwi, laranja, morango, melão (eu gosto, mas deixa com azia), abacaxi, manga. Gostaria de fazer mais sucos naturais, mas a correria me impede um pouco desse hábito. Já tentei fazer duas vezes suco verde, um com abacaxi e outro com manga. Ficaram bons, mas a falta de tempo me impede de fazer mais. Acabo optando pelos sucos de caixinha, mas prefiro os com soja (sim, eu acho mais gostoso #mejulguem).
Legumes e verduras também enchem minha geladeira. Costumo comprar tomate, cenoura, bastante cenoura, pepino, chuchu, alface, pimentão verde e vermelho, brócolis, temperos frescos como salsinha e cebolinha. Eu amo batata inglesa, mas por causa de ter muito carboidrato, devo optar pela batata doce, que já comi algumas vezes e não gostei; logo, prefiro ficar sem comer batata (com algumas exceções).
Outra coisa que eu amo é pão. Outro dia me controlei ao máximo para não comprar o pão francês que tinha acabado de sair da fornada no mercado. Eu ia comprar só por causa do cheiro que estava uma delícia, vocês acreditam?! Nem com fome eu estava. Ultimamente tenho optado pelo pão de forma integral, só que ele não é 100% integral, logo isso me desestimulou a consumi-lo (o preço também). Tenho comprado pão de forma normal mesmo, mas reduzi de duas para uma fatia só por cada refeição que faço onde ele esteja presente (seja café da manhã ou lanche da tarde).
A meta a partir desse mês é reduzir o consumo de chocolate e de leite, além de conseguir fazer um café da manhã mais completo. Estou sempre à procura de lanches mais saudáveis para comer entre os intervalos das principais refeições (sim, estou conseguindo comer de 3 em 3 horas).
E o elemento mais importante da minha re-educação alimentar está sendo ingerir água constantemente. Não consigo calcular quanto bebo de água diariamente, mas posso afirmar que há dias que consigo beber mais de 2 litros como também há dias que bebo menos, mas bebo. Afinal, “é melhor uma pedra no caminho do que duas no meu rim”.
Bem, pelo que eu me recordo é isso. Como eu sempre anoto tudo, e principalmente o que tenho que comprar no mercado, em um próximo post eu trago a minha lista de compras mais saudável para compartilhar com vocês.

Beijooos e até breve!

Ah, e não se esqueçam da célebre frase:

A vontade vem e passa. A gordura vem e fica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, vou adorar saber um pouco mais sobre você.
Caso queira entrar em contato, meu e-mail é milenaazevedosantos@gmail.com.
Beijooos.