sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Finanças: planejando depois de casados

Antes mesmo de casarmos, eu e o Rafael nos organizávamos financeiramente. Calculávamos quanto somaria nossas rendas e dividíamos as contas a serem pagas (Buffet, salão, lembrancinhas, reforma do apê, enxoval, e as primeiras contas do apê).
Quando casamos eu estava desempregada, então sobrou tudo pra ele; ficamos apertados, mas graças a Deus já está tudo se ajeitando. Consegui um emprego, ele também foi para um melhor.
Não mudou muito nossa organização de finanças. Agora só juntamos os salários e pagamos tudo. O que sobrar, conversamos e vemos o que pretendemos comprar ou guardar. Detestamos cartão de crédito, usamos em casos extremos, e se temos oportunidade e dindin sobrando, adiantamos as parcelas e pagamos.
Pela comodidade, pagamos as contas pela internet (melhor coisa do mundo para mim!), mas sempre estamos cautelosos com hackers. Eu que sou encarregada (por livre espontânea pressão) de agendar os pagamentos assim que as contas chegam em casa, pois um dia o marido esqueceu de pagar a conta, pagamos atrasada, veio juros e muito aborrecimento. Então eu me designei para tal tarefa, rs.

Numa agenda própria para finanças descrevemos da seguinte forma:
*obs: não tirei foto porque esqueci, então fiz uma representação no Word mesmo.

Entradas
  • Salário Rafael (final do mês)
  • Ticket Rafael (meio do mês)
  • Salário Milena (início do mês)
  • Almoço Milena (início do mês)

Saídas
  • Apartamento (financiamento) – Vencimento dia 30 ou 31
  • Cartão (dia 05) – Vencimento dia 05
  • Gás – Vencimento dia 05
  •  Moto (financiamento) – Vencimento dia 05
  • Telefone + internet – Vencimento dia 06
  • Condomínio – Vencimento dia 10
  • Cartão (dia 12) – Vencimento dia 12
  • Luz – Vencimento dia 13
  • TV à cabo – Transferir de conta
  • Compras – Semanal ou Quinzenal


Bem, esses são nossos gastos passiveis de descrever em uma planilha. Há as miudezas, como combustível, passagens, remédios, etc, que não calculamos, mas temos ciência de quanto gastamos, e foi até por isso que decidimos comprar uma moto, pois gastávamos 2 a 3 vezes mais de passagem.
Quando queremos algo, escrevemos todas nossas contas, atualmente já sabemos quais são nossos gastos mensais, deixamos uma margem para eventualidades e em cima disto nos planejamos para um passeio, um jantar japonês para os amigos, e até planejamos para o futuro, como quitar a moto, ou o apartamento, da forma que couber no orçamento.
A base de tudo é que no casamento não há aquela história “é meu, é seu”, agora “é nosso, nossas contas, nosso dinheiro, nossas dívidas”. Trabalhamos e nos esforçamos para que haja um dinheirinho sobrando para comprarmos nossas coisinhas pessoais (principalmente eu, que amo maquiagem, papelaria e artigos de decoração).
Alguns conselhos que dou, gratuitamente, rs, e não é historinha;
1º - se organizem e converse com quem você vai compartilhar suas finanças, isso é fundamental.
2º - nunca pague o mínimo do cartão, isso vira bola de neve e pior do que a sua divida atual.
3º - nunca pegue empréstimo, caso precise muito e este seja o único caminho, veja todas as condições, calcule todas as parcelas com juros para saber se você está pegando 10 mil e vai pagar 30 mil, por exemplo.

Espero que tenha gostado do post.
Até breve,

Beijoooos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, vou adorar saber um pouco mais sobre você.
Caso queira entrar em contato, meu e-mail é milenaazevedosantos@gmail.com.
Beijooos.