quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Como eu pretendo me organizar em 2016

Oi pessoal, tudo bem com vocês?
Por aqui está tudo ótimo!

No post de hoje vou contar um pouco de como eu tenho pensado em me organizar no ano de 2016. Acontece que estou ainda em fase de adaptação com algumas agendas e cadernos que adquiri desde o início do mês. E como em breve teremos um baby reinando no pedaço, acredito que isso tem me deixado meio de mãos atadas sem saber me planejar, pois minha vida mudará em breve. 

Sendo assim, resolvi compartilhar com vocês aqui um pouco dos meus planos até a chegada do meu bebê. Depois, veremos como irá ficar. Pode ser que mude, pode ser que não. Enfim, n possibilidades.

Na primeira semana de janeiro, estive na Fnac e consegui achar uma agenda para mim. De certa forma, do jeito que eu procurava. Ela possui um calendário mensal com lacunas onde posso escrever meus compromissos ao longo do mês. Isso para mim foi o que me conquistou no primeiro momento. No decorrer das páginas, tenho uma visão da semana, de segunda a domingo, e em cada dia existe linhas com horários de 7hs até às 20hs, exceto sábado e domingo. E é só isso. 
A minha dificuldade com essa agenda está em organizar o que eu devo escrever nas lacunas dos horários. Primeiramente eu queria um local para escrever o menu da semana. Tentei escrever no rodapé da folha e não ficou legal. Tentei escrever em cada dia da semana, mas também não estou gostando do formato. Por fim, não sei se manterei essa anotação nos próximos meses. Depois, nos horários de 7h às 20h não sei o que escrever. Tem dias que eu escrevo a minha rotina (acordar, tomar café, trabalhar, almoçar, etc). Em outros, que existem compromissos, eu anoto esses. E também há aqueles em que simplesmente não anoto nada, pois o dia será rotineiro novamente. Então, estou me sentido muito frustrada com essa agenda. 

Talvez, quando o bebê nascer eu tenha mais coisas para escrever, devido a quantidade de compromissos (com médicos principalmente). Por isso vou aguardar e ir levando na medida do possível.

Outra ferramenta que eu também adquiri, e em breve quero mostrar mais detalhadamente para vocês, é meu novo caderno para finanças. De certa forma, gosto de me organizar a mão livre, porém isso não é muito prático caso tenha que fazer todo dia. Mas com as finanças é mais prático. Eu comprei um caderno pautado simples com 160 folhas. A diferença dele está no formato da encadernação. O arame dele fica na parte superior das folhas, ou seja, destros e canhotos podem escrever de maneira igual e confortável nele. 
A princípio, na primeira página, eu escrevi as finanças relacionadas ao mês de janeiro/2016. Descrevi em lacunas o tipo de conta a ser paga, a data de vencimento, o valor e a situação (pago ou em aberto). Depois de escrever as contas fixas nessa tabela, fiz uma outra lista com demais gastos, que são contas extras, como por exemplo Avon, e uma lista fixa com gastos com o combustível (para termos um controle maior), afinal, agora temos um carro e uma moto. 
No verso dessa folha, fiz uma lista com as entradas, pois além do salário fixo, temos algumas entradas extras com vendas que nós realizamos. Acredito que dessa forma estamos conseguindo levar bem.

Por fim, tenho um caderno que uso simultaneamente com a agenda. Ele possui um tamanho A5, pautado e com 96 folhas. Em suma, ele é uma caixa de entrada, onde escrevo a data do dia vigente e faço uma lista de tarefas para aquele dia. À medida que realizo, vou riscando. E o que eu não conseguir fazer, lanço para o dia seguinte. É basicamente a forma que sempre me organizei a vida inteira. Porém, tenho ele como um caderno provisório. A capa dele é mole e eu não gosto muito. Provavelmente manterei esse esquema de organização diária (caixa de entrada) separada da minha agenda (nela deverei escrever somente os compromissos com data e horários).

Bem, e é assim que pretendo me organizar em 2016. 
Farei outros posts contando como estão as organizações do meu home-office aqui em casa, pois não teremos mais ele. Agora o segundo quarto será o quartinho do nosso filho, e para isso muita coisa terá que se readaptar.

Espero que ajudado algum de vocês que ainda não se decidiu como se organizar nesse ano. Corre que dá tempo!

Beijos e até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, vou adorar saber um pouco mais sobre você.
Caso queira entrar em contato, meu e-mail é milenaazevedosantos@gmail.com.
Beijooos.