terça-feira, 24 de novembro de 2015

Passos para lidar com a Procrastinação

Olá pessoal!

Confesso a vocês que sempre tive vontade de escrever esse post. Porém como vou falar sobre procrastinação se eu mesma sou uma procrastinadora nata?
Poderia dizer que foi simples, porém não foi. Li muitos textos por aí e fiquei refletindo sobre eles. E com o passar dos dias fui aplicando cada passo que aprendi e vendo como andava toda aquela dinâmica. E as conclusões que cheguei foram:

- Não fique sentada esperando a motivação chegar
 Parece óbvio, mas a maioria de nós sentimos aquela preguiça e resolvemos nos "dar um tempo" para descansar, sendo que na verdade nem cansados nós estamos. E a energia não vai surgir como um simples passe de mágica. Sabemos que a maioria de nossas tarefas requer um prazo a ser cumprido, e quando ficamos enrolando, no final fazemos tudo correndo e isso cansa muito mais. A dica é: comece a fazer o que precisa, mesmo que você não tenha muito ânimo. Aos poucos, conforme as coisas forem fluindo, você entra no ritmo e começa a ser motivado pela progressão do seu trabalho.

- Anote suas tarefas
Sabe aquela sensação que temos que o dia não rende? Então, eu costumo fazer uma lista de todas as minhas pendências. No início eu escrevia todas numa página com uma data estipulada, ou seja, 15 tarefas para um dia somente. Praticamente impossível né! E realmente era. E a minha frustração em ver que eu não tinha feito nada me desanimava mais ainda. Daí eu resolvi para e analisar o que estava roubando meu tempo. A internet era a maior vilã. O vício por vídeos no youtube e snapchat acabavam com o meu dia. E foi um dia desses improdutivo que resolvi mudar. Criei uma rotina, estabeleci um horário para o lazer na internet, e fiz uma lista-mestre com todas as pendências a serem resolvidas no momento. Depois dessa lista, fui separando uma folha por dia e anotando qual daquelas pendências eu poderia resolver naquele dia e criei uma sequência para elas, por exemplo:



Eu escrevi as tarefas no word somente para ficar melhor a visualização de vocês, mas na realidade eu utilizo um caderno em que escrevo a mão as tarefas.
Essa foi a reprodução da minha segunda-feira (ontem). 
E ao lado das tarefas concluídas eu coloco um símbolo de check P
E as não concluídas eu coloco um O na cor vermelha e adiciono essa tarefa para o dia seguinte.

- Divida as tarefas em passos
Geralmente, quando eu tenho que arrumar a casa, principalmente depois de um fim de semana agitado, todos os cômodos estão repletos de tarefas. O que eu faço é fazer cada cômodo por vez e dando uma sequência às tarefas. Por exemplo, na cozinha eu tenho que guardar tudo que está na mesa, lavar a louça, jogar o lixo fora, guardar as panelas que estão no fogão, guardar louças, separar a comida para fazer naquele dia, jogar alimentos vencidos ou estragados fora, varrer e passar pano no chão e limpar o microondas. Ufa, quanta coisa! Eu chego ficar perdida no meio de tanta coisa para ser feita em um espaço pequeno. E como eu lido com isso? Bem, para não ficar tão chato, eu começo colocando uma música para ouvir. Depois guardo tudo o que está fora do lugar para criar espaços para a louça que será lavada na sequência. Depois de lavar tudo, eu seco com uma pano e guardo também. Limpo a pia, jogo todo o lixo na lixeira e vou ver o que tem de velho ou estragado na geladeira e também jogo fora. Limpo a geladeira e o microondas, se necessário passo um pano no fogão também. Alguns resíduos provavelmente caíram no chão, por isso deixo para varrer no final e colocar toda sujeira na lixeira. Retiro o lixo, limpo a lixeira e coloco sacolas novas. Passo um pano no chão e pronto, a cozinha está limpa e cheirosa. Ah, e a comida já está descongelando sobre a pia para mais tarde eu voltar e fazer o jantar.

E quando eu tenho tarefas no home-office eu procedo da mesma forma. Listo tudo que tenho que fazer e vou dividindo em passos. Se preciso ligar para alguns lugares, pegar documentos na internet, efetuar pagamentos, enviar e-mails e mensagens. Faço uma coisa de cada vez e só passo para a próxima tarefa após concluir a anterior.

E bem, é assim que tenho lidado com a procrastinação, organizando e estabelecendo metas aos meus projetos e tarefas. E como eu disse, não é fácil, requer disciplina! E a maior recompensa que tenho nisso tudo é ver que a vida está fluindo e as coisas estão acontecendo.

Espero que tenham gostado!
Beijos e até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, vou adorar saber um pouco mais sobre você.
Caso queira entrar em contato, meu e-mail é milenaazevedosantos@gmail.com.
Beijooos.