segunda-feira, 13 de julho de 2015

Série: Volta Às Aulas | Organizando seu espaço de estudos

Olá pessoal!

Enfim, julho já está pela metade e muitos de vocês já devem se estar organizando para o retorno às aulas, ou iniciando em alguma faculdade, certo?!
Pois bem, desde que eu comecei com o blog tive esse desejo de escrever sobre estudos e tudo que envolve ele. Embora eu não seja uma aluna nota dez em tudo, sempre me esforcei para ser a melhor. Porém, tive alguns desequilíbrios durante minha faculdade e são essas experiências que eu gostaria de compartilhar com vocês.

Durante esse mês trarei alguns tópicos relacionados a voltas às aulas. E hoje resolvi falar um pouquinho sobre como organizar nosso espaço de estudos. Sei que para muitos ter um cantinho específico às vezes é muito difícil. Porém, aqui vão algumas dicas de como você pode tornar qualquer ambiente no seu cantinho!

Desde os meus 11 anos de idade eu tive uma mesa. Nunca foi a mesa dos meus sonhos. Hoje sou casada e tenho meu home-office no meu apê, mas ainda não está do jeito que quero. Entretanto, isso não importa. O que importa é que eu tenho uma estação de trabalho, um local onde eu posso colocar o meu material em cima no momento que for estudar. Isso é importante pois delimitamos um espaço para realizarmos nossas tarefas e isso condiciona nosso cérebro que aquele momento é um momento específico para aquela atividade. Diferentemente se formos estudar, por exemplo, deitados em nossa cama. Isso nos condicionaria a um relaxamento e provavelmente dormiríamos sobre os livros.


"Ah Milena, mas eu não eu não tenho uma mesa de escritório, eu estudo na mesa de jantar." Não tem problema, desde que o momento em que você utiliza a mesa seja diferente do momento das refeições, ok!

Lembre-se que nesse local em for o seu cantinho, ele deverá ser calmo e sem distrações, ou seja, nada de TV ligada ou redes sociais na hora de estudar. Mantenha seu foco! 

Quanto ao material para os estudos, cada um tem o seu estilo, alguns são minimalistas enquanto outros gostam de todos aqueles frufrus que existem na papelaria. Verdade seja dita, sou do segundo grupo, porém o que realmente precisamos é do livro ou computador, um caderno para anotações, uma caneta e seu cérebro. É bom você ter um copo de água ao seu alcance para lembrá-lo de se hidratar!

Fonte

Fonte
Se você tem um quarto ou algum local exclusivo para colocar suas coisas, você poderá ter também outras coisas que ajudaram a se organizar. Uma lousa branca ou um mural de recados de cortiça são algumas opções para tanto decorar quanto para organizar dados importantes. Nesse local você poderá fixar lembretes e prazos de trabalhos, sua grade de matérias, um calendário mensal, seus horários, frases motivacionais, logins de sites de estudos, enfim, coisas que são importantes para seus estudos!
Fonte
É bom checar também a iluminação do local. Caso a sua lâmpada não seja muito boa, tente optar por uma mais potente ou por uma luminária na mesa, caso fique mais pessoas no mesmo local e você não queira incomodar. 

Fonte
Prateleiras e pastas também são importantes caso você precise armazenar um volume de papel. O ideal é que com o tempo você digitalize o que precisar e descarte o que já não for mais necessário. Porém, se você precisa ter em mãos alguns livros e anotações físicas, estratégias de armazenamento como essas são as mais simples e eficazes.

E assim você pode arrumar o seu cantinho para a volta às aulas, de uma forma simples e bem organizada. Agora não tem mais desculpas que não consegue estudar em casa, certo?
Em um próximo momento eu compartilho meu espaço de estudos com vocês em detalhes!

Beijos e até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, vou adorar saber um pouco mais sobre você.
Caso queira entrar em contato, meu e-mail é milenaazevedosantos@gmail.com.
Beijooos.