quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Desafio DIY: Almofada com costura invisível

Olá!
Como falei no post anterior, este ano eu topei participar de um grupo no facebook chamado Desafios DIY. E no mês de janeiro foram sugeridas três propostas: vaso com suculentas ou horta; organização e costura. Como por aqui eu sempre estou me organizando, não achei que fosse a melhor opção, pois não seria tão desafiante assim. Sobre fazer uma hortinha, isso já está nos meus planos mas para um outro desafio (em breve conto mais). Então, me restou o desafio da costura. Está certo que também estava nos planos fazer algo que envolvesse costura, então eu uni o útil ao agradável e resultou em uma ótima experiência. Vem ver o passo a passo:

1) Material utilizado:
- Enchimento para almofada
- Tecido
- Lantejoulas
- Cola branca para tecido
- Fita dupla face para tecido termocolante
- Lápis


2) O primeiro passo foi fazer uma bainha nas extremidades dos tecidos. Eu dobrei o tecido na largura da fita adesiva, coloquei a fita sob a parte dobrada, passei o ferro de passar roupa para que ela colasse, tirei a parte de papel da fita e dobrei a outra parte do tecido.


3) Com as bainhas feitas, dobrei o tecido do lado avesso, de modo que as pontas ficasse centralizadas, porém, uma delas deveria ultrapassar um pouco mais o centro. NÃO COLE ESSAS PONTAS UMA NA OUTRA, pois a almofada entrará por este lado.


4) Cole somente as parte de baixo e de cima do tecido. Depois coloque no lado direito a capa.


5) Com um lápis ou lapiseira, contorne a palavra de sua preferência na parte totalmente lisa da capa (o lado com a abertura ficará nas costas da almofada). Você pode digitar o texto no computador com a sua fonte favorita ou escrever a mão livre, como eu fiz.


6) Depois é fazer igual no jardim de infância: pegue a cola branca de tecido, passe por cima das letras e cole as lantejoulas. Essas lantejoulas que eu comprei já vem em uma espécie de fita, o que facilita o trabalho. Mas caso queira bordar, fique a vontade.


7) E esse é o resultado final da minha primeira capa de almofada.

Algumas considerações: Eu não sei costurar nenhum botão com linha, mas está dentro das minhas metas para o ano de 2015. E eu acho que eu levo jeito para a coisa, então, isso me deixou ainda mais animada. Sei que muitas meninas vão participar do projeto e vão costurar com máquinas ou a mão mesmo, enquanto eu usei cola de tecido. Mas a intenção do projeto é justamente nos desafiar, e eu me senti bem desafiada a fazer esta almofada, só eu sei o quanto eu quebrei a cabeça para fazer. E sinceramente, se não fosse esse vídeo aqui da Flávia (aos 16 minutos), acho que eu não teria feito metade do que eu fiz. Então que fique aqui para vocês uma amostra de superação e saida da zona de conforto.

Ah, e a fita adesiva termocolante que eu comprei não era tão boa. Depois de algumas horas, a almofada começou a abrir as laterais. Tive que retirar o enchimento, e refazer as laterais com a cola branca de tecido. Agora sim ela está perfetinha!

Espero que tenham gostado!
Beijooos!

8 comentários:

  1. Adoreiii, parece ser bem fácil Mi, tbm quero! rsrs

    bjs

    fernandamouta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece complicado mas não é!
      Faz sim e depois me conta!
      Bjs

      Excluir
  2. Parece super fácil de fazer, vou tentar rsrs
    bjsss

    Camila Melo - http://eraumavezmeusonho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Parabéns por se superar nesse desafio
    a almofada ficou linda, gostei muito
    http://www.morenaemoderna.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá Milena, ficou muito legal, melhor ainda por ser sem costura.
    Adoreiii!
    Beijinhos
    www.decorarepreciso.com.br/blog

    ResponderExcluir
  5. Como ficou lindinha, Milena!
    Não sabia da existência dessas fitas termocolantes :O Arrasou na 'saída' pro desafio, hein? :D

    Beijos!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, vou adorar saber um pouco mais sobre você.
Caso queira entrar em contato, meu e-mail é milenaazevedosantos@gmail.com.
Beijooos.