quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Ano Novo, Rotinas Novas

Boa tarde pessoal 

Esse post era para ter sido na terça-feira, porém tiver que resolver alguns assuntos pessoais e me atrasei com as postagens.
Mas aqui estou compartilhando com vocês a minha nova rotina de tarefas em casa. Afinal, mais um ano se inicia e com isso eu gosto de revisar algumas tarefas aqui em casa, e dessa vez foi o cronograma de limpeza diária.

Segundo o livro Vida Organizada, a autora aconselha "tenha uma rotina diária de limpeza e arrumação, distribua essas tarefas ao longo da semana, em vez de deixar para fazer tudo no mesmo dia. Com 15 minutos aqui ou ali, você perderá menos tempo no fim de semana e terá uma casa limpa sempre".

Em uma certa época no ano passado eu fazia a limpeza pesada no sábado/domingo, mas ao longo da semana não fazia nada, a não ser as tarefas diárias, como lavar louça por exemplo. Com isso a faxina pesada do final de semana realmente ficava muito pesada. Meu esposo até me ajudava, mas havia finais de semana que ele tinha compromissos e eu não podia contar com a ajuda dele.

Por isso neste ano eu resolvi ser fiel ao meu cronograma de limpeza diária, e é ele que vou compartilhar com vocês agora.


Tarefas diárias:
- arrumar a cama
- lavar a louça e guardar
- limpar a pia da cozinha e do banheiro
- tirar o lixo
- destravar os cômodos
- separar a roupa suja
- varrer a cozinha

Domingo
Dia de fazer o menu semanal, com isso já faço uma lista de compras da semana, lavo o banheiro, e limpo o fogão, a geladeira e o microondas.

Segunda
Pago as contas (geralmente no final do mês), ir ao mercado ou sacolão, varrer e passar pano no apartamento, lavar roupa, jogar alimentos vencidos fora.

Terça 
Trocar as toalhas de banho e rosto, limpar a mesa do escritório.

Quarta
Limpar banheiro, varrer e passar pano no apartamento todo, e lavar roupa.

Quinta
Arrumar a área de serviço, passar roupa ( quinzenalmente) e limpar a porta da geladeira.

Sexta
Trocar roupa de cama, trocar toalhas de banho e rosto, e varrer o apartamento.

Sábado
Aspirar o pó de todos os cômodos,tirar o pó dos móveis, lavar roupa (inclusive a mão), passar pano e cera no chão, lavar as lixeiras.


Parece meio óbvio, e até ridículo, descrever as tarefas dessa forma, mas se não houver organização e planejamento, algumas tarefas podem até ser esquecidas. Eu acredito que eu não esqueci de nada. As tarefas realizadas quinzenalmente ou mensalmente serão feitas no final de semana mesmo, por isso não me preocupei em descrevê-las. 

Bem ė isso. Espero que tenham gostado e se inspirado. Me contem, como vocês têm se organizado nesse início de ano?

Beijoooos 

5 comentários:

  1. Vc troca as toalhas 2 vezes na semana? Uau! rsrsrs um dia chego lá! rsrsrs

    bjs

    fernandamouta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troco sim Fê. Não gosto do cheiro de molhado sabe, rs. Sinto q depois que saio do banho e me enxugo não fico cheirosa, rs

      Excluir
    2. Uau mesmo kkk
      Troco só nos domingos...

      Excluir
  2. Milena,.. somos duas, tbm odeio toalha usada kkkk mas não troco duas vezes na semana pqe não dou conta de lavar tanta toalha!

    Acho que preciso de um cronograma pra me orientar melhor..
    Gostei.

    Beijos
    http://neurasdeumanoiva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso eu fiz o cronograma Vanessa, pq senão eu trocava as toalhas de dois em dois dias, pq já teria esquecido sabe, rs! Beijão!

      Excluir

Deixe seu comentário, vou adorar saber um pouco mais sobre você.
Caso queira entrar em contato, meu e-mail é milenaazevedosantos@gmail.com.
Beijooos.