quinta-feira, 5 de junho de 2014

Não sei o que eu quero ser quando crescer...


Atualmente tenho me sentido tão sobrecarregada, tão cansada, tão indisposta, que às vezes me esqueço de como sou feliz e grata a Deus. De repente minha vida deu uma viravolta e eu passei a desempenhar diversos papéis importantes. Confesso que eu gosto de todos e preciso de todos, e se pudesse desempenharia até mais. Só que o dia tem apenas 24 horas e cantar, assobiar e chupar cana ao mesmo tempo não rola.
Ontem, numa conversa normal com meu esposo, eu dei um conselho a ele que depois me fez refletir muito. Em resumo, ele disse que estava em dúvida em qual carro comprar, se era de câmbio automático ou com as marchas normais e perguntou o que eu achava. Eu respondi o seguinte: “Quando vamos comprar este carro? Amanhã ou mês que vem? Daqui a uns dois meses? Acredito que não. Então para quê gastar seu tempo pensando em coisas mínimas, detalhes que não são necessários no momento?” Acredito que a minha resposta foi sábia, mas o que ela me fez refletir foi mais interessante.
Atualmente estou terminando minha graduação, com muitos sacrifícios, pois está muito difícil! Porém eu nunca pensei, com tanta firmeza e objetividade, em qual área quero trabalhar. Eu curso Biologia, já dei aula para ensino fundamental uns dois anos. Gostei da experiência e gostaria de dar aula novamente. Mas isso é o que eu realmente gostaria de fazer por um bom tempo da minha vida? Ou será que eu gostaria também de ser uma pesquisadora? Ou até mesmo uma funcionária pública, concursada e estabilizada? Enfim, quais são as minhas metas em longo prazo que eu preciso definir, para que então eu comece agir desde agora?
Sempre fui muito ansiosa para as coisas acontecerem, por exemplo, quando marcamos a data do casamento, fiquei ansiosíssima para que tudo acontecesse logo, que o apartamento ficasse todo pronto, que passasse a festa, enfim, que aquela etapa acabasse logo. Porém, sempre tive dificuldade de fazer planos maiores na minha vida. Tanto é que nunca pensei em nome para filhos, nunca fiquei em dúvida se moraria em uma casa ou em um apê, nunca pensei qual pós-graduação faria, entre outras coisas. Sempre sofri por antecipação, mas nunca consegui definir objetivos em longo prazo, no máximo a curto.
E talvez seja isso o motivo ao qual eu ando tão estressada ultimamente. Não tenho dormido direito, tenho muito sono durante o dia, tenho sentido falta de apetite algumas vezes, estou com uma tosse matinal crônica com causa ainda desconhecida, me sinto cansada sem ter feito nada, choro à toa ao lembrar alguns fatos da minha vida. Eu trabalho, estudo, cuido da casa (lavo, limpo, arrumo e cozinho), gerencio as finanças, vou ao mercado e ainda tento arrumar tempo aqui para o blog, pois aqui eu me sinto mais leve, consigo me “desestressar”. Porém, nesses dias, me sinto cansada até para ligar o notebook e escreve algo. Se assisto vídeos no youtube, é certo, vou dormir segurando o computador ou o celular. Preciso tirar um tempo para mim, não quero sair para lugar nenhum. Preciso ficar em casa descansando, senão, é provável que eu tenha um ‘teto-preto’ e aí já viu, será muito pior remediar.
Mas o que me fez ficar mais reflexiva sobre isso tudo foi na pergunta: “O que eu quero ser quando crescer?” Acho que o máximo que planejei na minha vida foi a faculdade e só. Como a Thaís, do blog Vida Organizada disse uma vez, todos nós temos uma missão, alguns descobrem, outros não. E eu quero descobrir a minha, pois, sinceramente, eu não sei o que eu quero da vida. E acho que isso tem me afligido muito. Estou me sentindo tão mal, que na hora que escrevi esta frase, lágrimas desceram dos meus olhos. Me diz pra quê emoção agora se estou diante de um documento do Word?
Enfim, agradeço a todos que vem me acompanhando nesse cantinho agora. E acredito que eu só não estou pior é porque eu tenho vocês, anônimos ou não, que deixam recadinho ou que apenas passam por aqui. E desde a primeira vez que escrevi uma crônica aqui no blog, desabafar meus sentimentos, de forma explícita ou não, está me ajudando a ser uma pessoa melhor, mais reflexiva, mais coerente, mais paciente.
Bem, acho que é só isso por hoje, rs.
Agradeço imensamente por terem lido este texto enorme!
Beijooos e até breve!

2 comentários:

  1. Eu também tenho sofrido ultimamente com isso, acredito que muitas pessoas também. Algumas vezes eu penso: eu já tenho 24 anos como posso ter feito tão poucas coisas na vida?! aí bate aquela tristeza. Outras vezes: Nossa, mas vc só tem 24 anos, ainda tem muito tempo pela frente, vai conseguir, rs.
    É difícil mesmo, isso eu tenho certeza. Não desistir e estagnar é a primeira meta, o restante tá vindo com o tempo.
    PS: To sempre acompanhando seu blog, e gosto muito!

    ResponderExcluir
  2. Me indentifiquei muito com sua postagem e tô passando pela mesma crise , adoro seu blog , bjao ,fica com Deus !

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, vou adorar saber um pouco mais sobre você.
Caso queira entrar em contato, meu e-mail é milenaazevedosantos@gmail.com.
Beijooos.