segunda-feira, 5 de maio de 2014

Vamos parar de beber refrigerante?

Bom dia,
Prometi e não cumpri. Me perdoem. Meus  primeiros dias de maio não foram tão bons. Acho que estou entrando em uma crise existencial. Preciso tirar algumas horas para mim e meditar sobre o meu comportamento e minha personalidade. Estou na crise da meia-idade, kkkkk.
Em meio a descontração, o papo é sério. E uma das metas que estabeleci para este mês foi zerar meu consumo de refrigerante. Sim, quero chegar ao nível de não colocar nenhum gole de refrigerante em minha boca. Comecei o mês mal, bem mal por sinal. Dia 01 bebi pois fomos no cinema no shopping. Dia 02 não bebi. Dia 03 fomos lanchar fora e novamente bebi. Dia 04 fomos ao shopping novamente com uns amigos e lanchamos por lá e bebi de novo. Ou seja, em 4 dias, somente em um eu não bebi. Tô péssima!
A partir de hoje não quero nem passar perto da maldita bebida. Já estou até me planejando para o meu aniversário, pois não quero enfiar o pé na jaca nesse dia.

E foi pensando em algo para me motivar que comecei a pesquisar sobre os malefícios do refrigerante. Se alguma de vocês aí precisa de motivação, vem comigo nessa! Vamos largar esse vício!




Algumas doenças causadas pelo consumo de refrigerante:

1. Osteoporose. Os refrigerantes de cola possuem ácido fosfórico, um composto químico que aumenta a acidez do sangue. Para neutralizar esse aumento, o organismo utiliza o cálcio dos ossos, propiciando a osteoporose. Um estudo feito com mulheres que bebia apenas 3 refrigerantes de cola por semana revelou que elas perderam, em média, 4% de massa óssea de regiões do quadril.

2. Diabetes. Os refrigerantes possuem quantidades elevadas de açúcar, que aumentam o nível de glicose no sangue e a resistência à insulina. Esses fatores combinados elevam o risco de desenvolvimento de diabetes do tipo 2. Além disso, o consumo excessivo de açúcar leva a outros problemas como obesidade e aumento de triglicérides no sangue.

3. Doença cardiovascular. A combinação de obesidade, aumento de glicose e gordura no sangue eleva o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como aterosclerose, acidente vascular cerebral e infarto do miocárdio. Um estudo realizado em Harvard revelou que o consumo diário de refrigerantes aumenta em 20% o risco de infarto durante um período de 22 anos.

4. Cárie. Os níveis elevados de açúcar e de ácido nos refrigerantes prejudica a saúde dos dentes e corrói o esmalte. Além disso, há risco de desenvolvimento de doenças da gengiva, como a gengivite.

5. Gastrite. O ácido presente nos refrigerantes, usado para dar gás à bebida, ataca as células gástricas, causando azia e gastrite. O uso constante acidifica o conteúdo gástrico provocando a incômoda doença. Se não tratada adequadamente, a gastrite pode evoluir para úlceras estomacais.

6. Insônia. O alto teor de açúcar dos refrigerantes interfere com o ciclo circadiano e provoca insônia. Além disso, muitos refrigerantes têm elevados teores de cafeína.

7. Pressão alta. Refrigerantes de cola e guaraná possuem cafeína que quando consumidas em excesso e constantemente, provocam aumento da pressão. A pressão alta é um fator de risco para o infarto e desenvolvimento de outras doenças cardíacas.

8. Câncer. Os refrigerantes possuem diversas substâncias usadas para dar cor à bebida. Esses aditivos químicos são tóxicos para as células do organismo, causando agressões e propiciando o surgimento de câncer. Um recente estudo escocês associou o consumo de refrigerantes ao surgimento de câncer intestinal e colorretal. No Brasil, refrigerantes de cola possuem 67 vezes mais corante caramelo IV (um composto causador de câncer) que os vendidos nos Estados Unidos. Um estudo sueco publicado na revista científica American Journal of Clinical Nutrition apontou que uma lata de refrigerante por dia (cerca de 325 mL), aumenta o risco de homens desenvolveram câncer de próstata em 40%.

9. Envelhecimento precoce. O fosfato presente no refrigerante, além de causar osteoporose, prejudica funções renais e musculares. Um estudo recente também concluiu que o consumo em excesso dessa substância causa envelhecimento precoce das células.

10. Infertilidade. Os refrigerantes são acondicionados em latas de alumínio, que por sua vez são revestidas com uma resina chamada bisfenol (BPA). O bisfenol tem sido associado a problemas hormonais que levam à infertilidade, desenvolvimento de câncer e obesidade.

Os refrigerantes light e diet não estão fora da vasta lista de malefícios. Eles possuem ácido fosfórico, corantes e outros componentes químicos que causam descalcificação, elevação da acidez do sangue e do estômago, aumento da pressão alta e etc. O melhor a se fazer é evitar o consumo de refrigerantes e substitui-los por água ou suco de frutas. Recentemente o México aprovou uma lei para taxar os refrigerantes e fast food. O México tem um índice de obesidade maior que os Estados Unidos, com 32% da população sendo considerada obesa (IMC > 30). Esta nova lei, vista com bons olhos pela Organização Mundial de Saúde, visa reduzir a epidemia de obesidade. A doença causa diabetes, que já matou 500 000 de pessoas nos últimos 7 anos no México.

Pois é, não achei em nenhum lugar algo que me disse sobre os benefícios do refrigerante.
Espero que eu consiga mudar meus hábitos. Preciso, pois que viver mais e melhor!

Espero que tenha gostado.
Beijooos e até breve!

2 comentários:

  1. Sobre a crise existencial rsrs tbm to meio assim... Depois a gente pode trocar uma ideia!
    sobre o refri, pq vc não tenta diminuir as doses? Se toma um copão no cinema tomar so metade dele? Eu faço assim, se tiver suco opto pelo suco, se tiver o zero mesmo não sendo bom eu acho ele menos pior e opto por ele, opto pelo h2o tbm e por ai vai. Mas no geral durante o almoço por ex eu não tenho bebido nada.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Se você colocar a meta de zerar logo de cara vai acabar caindo em tentação e se sentir mal co iso.

    Seja radical, mas gradual, limite-se ao fim de semana ou ocasiões especiais.

    Abs.

    http://royalweddingbr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, vou adorar saber um pouco mais sobre você.
Caso queira entrar em contato, meu e-mail é milenaazevedosantos@gmail.com.
Beijooos.