quarta-feira, 28 de maio de 2014

O tempo de Deus

Eu aprendi desde cedo essa frase “Tudo acontece no tempo de Deus.” Apesar de ser uma verdade absoluta e inquestionável, durante a minha adolescência eu utilizava desta frase mais como uma ‘desculpa’ por algo não ter acontecido da forma a qual eu esperava na minha vida. Buscava acreditar fielmente que algo aconteceria de melhor no tempo certo e isso me confortava. O lado bom dessa história é que eu aprendi, na marra, a ter mais fé.
E por isso eu resolvi escrever um pouco sobre isto hoje. Ainda não sei se postarei isto no blog, só sei que estou com vontade de falar um pouco sobre o assunto.

Ontem, após uma daquelas conversas calorosas com meu esposo, conhecidas também como DR, fiquei um pouco reflexiva sobre nossas vidas e o que temos passado juntos todo esse tempo de união. Sexta-feira, dia 30, fará nove anos que estamos juntos. Poderia ficar até ansiosa, esperando que ele me faça alguma surpresa, mas não, eu estou muito pensativa, refletindo muito sobre o momento que estamos atualmente. E eu acho que a nossa conversa foi o que mais me impulsionou a escrever este texto.

Tudo na nossa vida acontece segundo a vontade de Deus. É claro que somos responsáveis por nossas escolhas e os caminhos que queremos seguir. Mas sabe quando você bate numa tecla, insistentemente e nada muda? Será que esse o caminho que Deus quer que você siga? Às vezes, para chegar a algum lugar, Deus faz com que passamos por outros lugares antes. Pelos chamados caminhos tortuosos, difíceis. Eu costumo chamar este lugar de moenda. Pois ali somos espremidos, damos o nosso melhor e somos descartados, sem serventia. Engana-se quem acha que não temos serventia. Aquela moenda serviu para nos fortalecer, para mostrarmos qual é o nosso potencial e aonde podemos chegar.

Tantas vezes chorei, tantas vezes clamei, tantas vezes esperei o momento de Deus chegar na minha vida. E quando ele chegou, nossa! Quanta felicidade! Sabe aquele alívio que dá, o peso sai das nossas costas, uma etapa é vencida.

Só que finais felizes não existem. Não se engane achando que depois de tudo que você sofreu até o dia do seu casamento vai acabar depois que o pastor/padre disser: E eu os declaro marido e mulher! Agora é que tudo o que você aprendeu durante seu namoro você colocará em prática. Acho que eu poderia resumir em duas qualidades a mulher sábia: paciência e fé. Acredite, tudo o que você fizer no seu dia, você precisará de pelo menos uma dessas virtudes. E são elas que te ajudarão a ver que tudo que acontece na sua vida é da vontade de Deus.

Hoje, você pode estar enfrentando algumas dificuldades. Mas pare só um minutinho do seu dia e converse com Deus. Chore aos pés dele tudo o que você sente, tudo o que você sofre, se derrame, desabe! Depois disso, com o coração mais limpo, seque suas lágrimas e pegue um papel e um lápis. E comece a escreve (caso seja noiva ou esposa) tudo o que você já vivenciou com o seu companheiro, tudo o que vocês dois já passaram juntos. Tudo o que vocês conquistaram e perderam juntos. Agora, tente olhar ao seu redor e ver coisas materiais e imateriais que vocês conseguiram conquistar. Feito isso, agora tente lembrar qual era o seu sentimento quando você estava passando por essas dificuldades antigamente. Era medo, ansiedade, nervosismo? Espero que você tenha tido fé. Se não teve, ou se era pouca e os outros sentimentos maiores, o que posso dizer é que: não deu tudo certo no final? Então pronto. No final dá tudo certo, e se não der, é porque não chegou o final! Pode parecer clichê, mas é real.

E quanto ao final feliz, ele simplesmente não existe porque na nossa vida tudo tem continuidade. Mesmo após a morte, nós deixamos frutos, resultados de nossas ações... Eu costumo dizer que momentos tristes ocorrem, geralmente, no intervalo de duas felicidades.

Se está difícil agora, louve! Daqui a pouco vai melhorar! Dica de quem já ficou em uma cadeira de rodas, que lutou para encontrar o cara certo, que quando encontrou achou que era mentira, que foi conquistada pelo cara certo, que perdeu o cara certo, que conquistou novamente o cara certo, que sofre pra terminar uma faculdade à distância, que enfrentava as maiores barras com seus pais, que nunca consegue encontrar um emprego legal, mas que tem um veiculo de transporte próprio, que tem a casa própria, que está casada com o cara certo, que aos poucos consegue deixar sua casinha linda, que vive rodeada de amigos e familiares, que se dá super bem com os seus pais. E o melhor de tudo, acredita que tudo que ainda não conquistou, é porque ainda não é o tempo de Deus!

Seria tão mais fácil se conquistássemos tudo o que quiséssemos logo de cara. Mas será que saberíamos lidar com as nossas bênçãos? Será que saberíamos administrar nossas vidas cheias de bênçãos? A vida é uma escola a qual passamos por provações diariamente, e as bênçãos são os frutos dos nossos erros e acertos. E quando eu digo provações, elas podem vir em doses grandes ou nas mínimas coisas. Pode ser a perda de um emprego, uma grande dívida, um problema de saúde, mas pode ser também uma casa bagunçada, algum objeto fora do lugar, um monte de roupa para passar, um esposo que não larga a internet, enfim, as mais diversas situações corriqueiras. Aí é que entra a base aliada da fé com a paciência. Devemos ter paciência para saber lidar com essas coisas. Devemos procurar no meio dessas pequenas adversidades motivos para ser feliz e se alegrar. Posso talvez estar sendo ridícula, mas procuro dar valor, importância, a cada pequeno gesto de auxilio do meu esposo. Sei que peco em reclamar que ele não me ajuda, mas isso ocorre nos momentos em que estou enfraquecida e desanimada, onde fico cega e só murmuro. A murmuração é a maior vilã das nossas vidas. Ela bloqueia toda investida de fé que fazemos. Lembram do povo que andou pelo deserto por 40 dias? Um excelente exemplo de murmuração.

E o que aprendo com isso? Muito. Procuro aprender sempre. Cada mês de casada ao invés de tão somente comemorar as bodas, eu comemoro também a mulher que tenho me tornado, o crescimento que tenho adquirido. Posso dizer que já mudei muito em relação ao primeiro mês de casados. E não somente em casa, mas em todos os meus círculos da vida. E procuro estar sempre melhorando, crescendo, amadurecendo e dando frutos. E tudo no seu devido tempo, no tempo de Deus!

3 comentários:

  1. Nossa Milena, muito obrigada pelas palavras, vieram em um ótimo momento... você escreve muito bem!
    Beijos

    http://coisasdeniquinha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Perfeito Milena, esse foi simplesmente o melhor post seu que já li!
    Acho que a mulher tem uma característica peculiar de ansiedade, acho que teve uma pitadinha a mais na hora da fabricação! rsrs E a gente quer acelerar o tempo das coisas!
    E que a cada dia a gente amadureça para que possamos não só sermos esposas melhores, mas como vc bem colocou mulheres melhores! O casamento tbm me mudou profundamente e pra melhor! :)

    Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Milena...

    mais uma vez entrei no seu blog direcionada pelo Espirito Santo, e tal foi minha surpresa qdo me deparei com esse seu post... O Senhor falou MUITO comigo através das sua palavras... Sofro muito de ansiedade tenho pedido a Deus para me livrar desse sentimento... Obrigada por se permitir ser usada por Deus!

    Deus abençoe sua vida grandemente

    Bjo

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, vou adorar saber um pouco mais sobre você.
Caso queira entrar em contato, meu e-mail é milenaazevedosantos@gmail.com.
Beijooos.