terça-feira, 15 de abril de 2014

Eii, você colocou a carne para descongelar hoje?

Bom dia,

antes quero esclarecer uma coisa sobre o post de ontem do arroz. Eu queria passar uma receita em ilustração, pois eu acho mais bonitinho, porém a única receita de arroz ilustrada que eu achei foi aquela. Fiquei tão eufórica que fiz um post vapt-vupt e não me atentei a alguns detalhes, como temperos. Talvez seja porque já estou me programando para trazer para vocês minha listinha de temperos que uso. O meu maior foco foi a quantidade de água que eu uso. No início, eu só colocava o dobro (da quantidade de arroz) de água no arroz branco. Meu esposo veio dar os pitacos dele, e sempre colocava um pouquinho a mais de água quando já estava secando o arroz. E pronto, achamos o (nosso) ponto certo do cozimento. Fica soltinho e branquinho (exceto quando eu deixo a cebola dourar demais). Mas é aquilo, cada um tem o seu ponto. Eu testei alguns, não deu certo. Se vocês testaram, é diferente do meu e deu certo, ok, é sinal que estamos nos saindo bem na cozinha né, rs!

Então, dando continuidade aos assuntos de casa, hoje venho falar sobre um tema que eu demorei para inserir na minha rotina de nova dona de casa. Eu sempre fui acostumada a ir na cozinha somente quando a comida já estava pronta #vergonhaalheia. Eu sempre via minha mãe tirando a carne do freezer na noite anterior e coisas do tipo, mas cadê que a bonitona lembrava disso quando casou? Pois é, eu só lembrava na hora que a fome vinha, ou seja, lá pra meio dia e tal. 
Fonte

Confesso que o microondas me salvou de muitas, porém eu nunca gostei do aspecto que a carne ficava, afinal, qualquer alimento que você vá descongelar no microondas acaba dando uma cozidinha. E eu não acho isso muito legal. Por isso resolvi fazer este post para lembrá-las de colocar na sua agenda, na parte de rotinas noturnas, lembrar de tirar a carne ou o feijão (eu esqueci de tirar o meu feijão ontem, que ironia!) do congelador. Talvez muitas aqui devem saber dessas dicas, afinal são coisas que aprendemos com a mãe, com a avó ou até mesmo sozinha. Mas não custa nada compartilhar né..

1. Bacia com água
Às vezes eu procedo desta forma, coloco meu potinho ou saquinho que está com a carne, verifico se está bem vedado, e deixo dentro de uma vasilha com água. Não deixo a água cobrir o pote não. Deixo a quantidade para ficar somente imerso. Coloco água direto da torneira, nunca coloco em banho-maria, senão vai cozinhar a carne ou azedá-la por causa das bactérias.

2. Geladeira
Uso essa sempre. Retiro a carne ou o feijão que estão em potinhos, coloco eles dentro de uma forma de alumínio e deixo dentro da geladeira. Mas por que dentro da forma de alumínio Milena? Oras, como vai descongelar, o gelo vai vira água, logo vai molhar a geladeira. Dependendo, a água da carne pode até vir com resquícios de sangue, logo, vai sujar minha geladeira, né. Acredito que esta seja a melhor forma, pois não há grandes variações de temperatura, logo, não corremos o risco de estragar o alimento.

Quando eu resolvi fazer menu semanal eu retirava todas as carnes que eu ia precisar para aquela semana do congelador. Conclusão, até eu usar a carne lá na sexta feira, a carne já estava rançosa, ou seja, ruim. Então, atualmente, eu continuo com meu menu semanal, no entanto, só coloco na parte debaixo da geladeira carne suficiente para dois dias, pois eu cozinho dia sim e dia não, para adiantar minha vida né.

Então, a minha dica é: mesmo que você não faça menu semanal, deixe anotado que você precisa tirar do freezer a carne antes de sair para trabalhar, dessa forma, quando você chegar em casa, a carne já vai estar descongelada.

Fonte


E é isso minha gente.
Espero que tenham gostado!
Beijos e até breve!

6 comentários:

  1. Oi Mi! Bom dia!! Eu faço com a bacia com água, tanto a carne, como o feijão. Odeio qdo esqueço e tenho q usar o microondas tbm rrsrs
    Bjoo
    Mi

    ResponderExcluir
  2. Sou dessas que vai esquecer disso quando casar tbm rsrsrs...
    Smpre vejo minha mãe tirando um dia antes e deixando dentro de uma bacia com água pra descongelar :D
    Vou falar pro Eze não esquecer kkk

    Beijos
    http://neurasdeumanoiva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu geralmente coloco na parte de baixo da geladeira, até pq gosto de deixar o tempero marinando antes, acho que fica mais saborosa do que temperar na panela! rsrs

    bjs


    fernandamouta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa parece q me vi nesse post
    no começo é tudo difícil né
    até a gente se adaptar
    mais depois vai tranquilo
    hoje com quase 2 anos de casada
    já peguei o ritmo kkkkk
    de tirar a carne na noite anterior
    bjaoooo

    ResponderExcluir
  5. Boa! Inclusive estava falando com mina mãe ontem sobre isso. Ela comentou que carne moída não é bom congelar crua... pq depois fica meio fedida, mesmo sem estar estragada. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca percebi isso Fran. Pelo contrário, detesto guardar a carne moída já cozida, o aspecto dela fica meio estranho. Mas enfim, é igual a questão do arroz, cada um encontra sua melhor maneira. Bjs

      Excluir

Deixe seu comentário, vou adorar saber um pouco mais sobre você.
Caso queira entrar em contato, meu e-mail é milenaazevedosantos@gmail.com.
Beijooos.