quarta-feira, 26 de março de 2014

Vida de casada: A sabedoria da esposa - Parte 2

A sabedoria da esposa

Tópico 02
Ajudadora do seu marido

“Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.” (Gênesis 2.18)

Infelizmente, muitos cristãos distorcem a palavra e tratam suas esposas como suas serviçais, designando a elas todas as funções da casa. Utilizam-se da palavra que diz que o homem é a cabeça do casamento, assim como Cristo é da Igreja; mas esquecem que a mulher é o corpo. Deus fez a mulher para que o homem não andasse só, e a designou com a função de auxiliadora. Acredito que quando Deus colocou a mulher nesta posição não foi com a intenção de menosprezá-la, mas sim de fazer com que ela ande lado a lado com seu esposo.

A partir daí entendemos porque tem coisas que só mulher sabe fazer. Imagine se o homem fosse só? A mulher tem algo para estar oferecendo ao seu lar para que haja um bom andamento. Sei que há exceções, há homens que fazem muitas "coisas de mulher" dentro de casa, assim como tem mulher que não faz nada. Mas para nós, que somos cristãs, gostaria de compartilhar essa reflexão que eu fiz sobre alguns estudos da palavra.

Em um casamento, antes de firmar o compromisso dos dois se tornarem um só, precisa haver a compreensão de ambas partes de quais serão as funções delegadas para cada um dentro do novo lar. O casal deverá trabalhar em equipe. Sei que existem alguns maridos cabeça-dura, mas estes devem ser moldados para que aprendam que a postura auxiliadora da mulher só lhe trará benefícios. As tomadas de decisões cabem ao marido, mas sua esposa deve ser consultada antes, assim como orar a Deus juntos também. Em todos os lugares sempre teremos líderes, isto vem sendo pregado desde o Novo testamento, e dessa forma o marido também deve ser o líder do seu lar. Porém isso não significa que o mesmo tratará sua esposa e filhos com a força da sua autoridade, mas sim impor respeito.

"Se Nabal tivesse ouvido sua mulher Abigail, não teria experimentado o fim trágico que teve por ser tão cabeça-dura (1 Sm 25.37,38)."

“Disse, porém, Deus a Abraão: Não te pareça isso mal por causa do moço e por causa da tua serva; atende a Sara em tudo o que ela te disser; porque por Isaque será chamada a tua descendência”.  (Gênesis 21.12)
Ao dizer “atende a Sara em tudo o que ela te disser”, o Altíssimo, em outras palavras, estava dizendo a Abraão: “sua mulher está certa, está coberta de razão; e você deve ouvir seu sábio conselho”

Em suma, não quero afirmar que a mulher tem 100% de razão e que deve ser ouvida. Assim como o homem erra, a mulher também erra. Mas consultá-la é bíblico, é orientação de Deus.

“A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba”.  (Provérbios 14.1)
Quando lemos casa, não significa somente a propriedade física, mas sim a constituição do lar. O papel da mulher de ajudadora vai além de manifestar opiniões. A mulher sábia irá ajudar seu marido encorajando a estudar, a encontrar um novo emprego, a não se preocupar quando os dias estiverem difíceis, irá trazer mansidão e conforto ao seu lar, ela se levantará para interceder por sua família, deverá orar sempre tanto a sós quanto com seu esposo, irá se calar durante uma discussão, cuidará das tarefas da casa, entre outros, pois a sua casa precisa desta postura para que a mesma não se desfaça.

Matthew Henry fez uma declaração a qual eu achei muito interessante: “A mulher foi feita de uma costela tirada do lado de Adão; não de sua cabeça para governar sobre ele, nem de seu pé para ser pisada por ele; mas de seu lado, para ser igual a ele, debaixo de seu braço para ser protegida, e perto de seu coração para ser amada.”

A mulher tem que buscar sua sabedoria, afinal, ninguém nasce sabendo tudo. Sabemos que muitas das vezes aprendemos com os nosso erros, mas é muito melhor se aprendemos com os erros dos outros. Como assim? Sim, através de depoimentos e conversas com pessoas mais experientes podemos aprender a nos ajustar, não que aquela seja talvez a forma mais correta de agir, mas já é uma opção de caminho a ser seguido. 

E é isso meninas! Ufa... Obrigada por lerem até aqui...
Quero compartilhar mais com vocês sobre os meus erros e acertos!
Espero que tenham gostado!


Beijooos e até breve!

2 comentários:

  1. É exatamente o que eu peço a Deus desde o início do casamento, acho que to alcançando, devagar e sempre! rsrsrs

    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Belos ensinamentos. Tô amando ler mais sobre isso, Mi.
    Espero mais posts como esses!
    Bjooo
    Mi

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, vou adorar saber um pouco mais sobre você.
Caso queira entrar em contato, meu e-mail é milenaazevedosantos@gmail.com.
Beijooos.