sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Dicas de culinária

Quem gosta de praticidade na vida?

Eu simplesmente amo!

Está certo que na maioria das vezes requeremos um certo tipo de trabalho mas para que futuramente não tenhamos uma rotina exaustiva.
Como disse em um post anterior, resolvi facilitar minha vida na cozinha. Eu adoro cozinhar, porém eu gosto de coisas gostosas e que não me dêem muito trabalho. FAST-FOOD? Sinceramente, eu me enjoei desse tipo de comida. Foi uma opção que fiz nos últimos meses e estou me adaptando naturalmente, não faço questão de um ‘’podrão’’ na hora da fome.

Então, hoje venho compartilhar três dicas que são uma ‘mão na roda’ na hora de cozinhar:

1º Alho


Quem aqui perde tempo tendo que descascar, triturar e fritar o alho para temperar o arroz ou o feijão por exemplo? Sei que existe no mercado aqueles temperos direcionados para esse tipo de comida e que anulam a necessidade de temperar com alho. Mas vale lembrar que por mais prático que seja, esses temperos prontos são ricos em sódio e outros conservantes que influenciam em nosso metabolismo.

A minha dica é: separe um dia da semana para triturar seu alho. Em uma sacola limpa coloque as cabeças de alho (a quantidade que desejar, geralmente faço duas cabeças) e bate com um soquete, mas sem esmagá-los totalmente. Isso faz com que a casca remova-se com facilidade, sem a ajuda de faca. Depois é só colocar o alho dentro de um processador ou mixer e triturar. Para quem não tem esses aparelhos, dentro da sacola mesmo, remova a casca e descarte, em seguida, continue a socar o alho. Feito isso, armazene dentro de um pote de vidro (aqueles de azeitonas, cogumelos) junto com algumas colheres de óleo ou azeite. Isso fará que o alho não resseque e apodreça. Guarde na geladeira.

Eu faço duas cabeças de alho, e uso de 8 a 15 dias. Nunca estragou comigo.

2º Cebola

Outro tempero que eu amo. Mas sempre choro por ele.
Que tortura é descascar e cortar cebola, melldellls!
No mesmo esquema do alho, eu separo um dia da semana e descasco em torno de duas a três cebolas médias ou uma grande (eu descasco debaixo de água corrente para não lacrimejar meus olhos) e coloco dentro do processador e trituro. Caso não tenha esse aparelho, você pode optar pelo manual. Vale ressaltar que o trabalho que você tem nessa hora vai economizar tempo na hora de fazer a refeição do dia. Eu optei pelo processador por que meus olhos ardem muito, muito mesmo, quando estou cortando cebola.

Para armazenar, é só guardar a cebola dentro de um pote o qual você poderá estar renovando para o mesmo fim, afinal, por mais que você lave, sempre ficará com cheiro de cebola.

3º Peito de frango

E por fim, e não menos importante, a dica que conquistou meu coração nesse último final de semana.
Após algumas pesquisas e tentativas sem sucesso, encontrei a melhor forma (e mais prática) de desfiar um peito de frango. Eu faço da seguinte forma: coloco um peito de frango desossado para cozinhar com uma pitada de sal, depois de cozido, coloco imediatamente o peito de frango na tigela da minha batedeira e com a batedeira ligada no nível 1 vou desfiando o peito. Alguns pedaços ficam grande e eu termino por desfiar com a mão mesmo. E depois eu guardo na geladeira para usar durante a semana.




Há quem diga que desfiar frango é fácil. Concordo, mas imagine só você desfiando frango para aquele salpicão de Natal e que vai alimentar várias pessoas? Quantos peitos de frango serão desfiados? Quanto tempo você gastará com isso?

Há quem diga também que eu sujo muita louça dessa forma. Discordo, pois sujaríamos outros utensílios de qualquer forma. E pelo menos eu não estou amassando minha panela ao triturar o alho, por exemplo.

Enfim, encerro essas dicas por aqui.
Deixe nos comentários suas dúvidas e sugestões, compartilhe conosco suas experiências. Vou adorar saber um pouco mais sobre vocês!
Até breve!


2 comentários:

  1. Flor, amei suas dicas!
    Agente sempre perde tempo quando vai fazer a comida, eu também levo marmita para o trabalho, e ainda por cima eu e marido estudamos a noite...

    Essa dica do frango eu aprendi em novembro e nunca mais abandonei, até ensinei pra minha sogra que faz coxinhas para vender, ela amou, e realmente nunca mais eu desfio frango na mão!! Batedeira é a glória! kkkkkkkk

    Bjos, deixa eu fuçar seu blog mais um pouquinho

    http://alissaeadailson.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. A minha mãe faz um tempero que usamos pra quase tudo, ela bate alho com cebola, salsinha e cebolinha, com um fio de azeite, no liquidificador, após bater, ela passa para um vasilhame e mistura com sal. assim ela congela, guarda um na geladeira, e também não perde, fica um tempero divino, eu ja gosto de colocar uma pímentinha e oregano, fica pronto é só pegar do pote, que nem um knor, só que sem um monte de coisa ruim! rsrs

    www.aventuraseafins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, vou adorar saber um pouco mais sobre você.
Caso queira entrar em contato, meu e-mail é milenaazevedosantos@gmail.com.
Beijooos.