segunda-feira, 6 de abril de 2015

Procrastinar, o dilema do momento

Podemos definir Procrastinação como o diferimento ou adiamento de uma ação. Para a pessoa que está a procrastinar, isso resulta em stress, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros, por não cumprir com a suas responsabilidades e compromissos. Embora a procrastinação seja considerada normal, torna-se um problema quando impede o funcionamento normal das ações.



Eu já contei algumas vezes por aqui o quanto eu tenho buscado ser uma pessoa mais organizada, pois minha vida sempre foi um caos em meio a bagunça e desordem. Ao longo, digamos, dos últimos três anos, tenho lido blogs e sites sobre organização e isso tem me inspirado, por isso fiz este blog.

No entanto, tenho visto que, mesmo com todo o processo de organização, agendas, anotações, murais etc, a arte da procrastinação tem se feito em meu cotidiano. Estabelecer horários e cronogramas não estão sendo suficientes. Há certos momentos em que eu prefiro ficar sentada no sofá ou conectada ao youtube, e simplesmente esqueço de estender a roupa que coloquei para lavar na máquina. E quando eu lembro, existem outras atividades que eu julgo instantaneamente serem "prioritárias" ao invés daquela que era para ter sido executada.

E assim está sendo a minha vida atualmente. Por isso o blog tem ficado meio de lado, porque tenho outras prioridades, mas na verdade mesmo eu não me dedico nem a uma coisa, nem a outra. Ou seja, minha vida acabava se tornando um caos novamente.

E esta semana eu resolvi dar uma pausa e me colocar nos eixos!
Por isso recomecei a escrever por aqui, mas as coisas ainda continuam meio devagar. 
Ontem, apesar de ser domingo de Páscoa, depois de almoçar com a minha família, optei por chegar em casa cedo e organizar as minhas tarefas pendentes, montar uma nova rotina que em breve vou compartilhar com vocês, enfim, usei cerca de 7 horas e fiz muita coisa: lavei roupas delicadas a mão; fiz um jantar simples e gostoso; destralhei o apartamento, guardando alguns objetos que estavam espalhados pela casa; recolhi roupas que estavam secas, dobrei as toalhas e guardei, e separei as roupas que serão passadas; organizei quatro gavetas do guarda-roupa (algo que eu vinha procrastinando há quase um mês); estudei as necessidades da minha residência em questão de limpeza diária e semanal, e por fim montei um cronograma de limpeza.

Foi exaustivo, mas coloquei tudo nos eixos. E espero agora conseguir manter a ordem. 
Para isso, estou estudando sobre como evitar a procrastinação e métodos de organização, como o GTD. Ao longo dos dias, compartilho aqui com vocês a minha experiência!

Espero que tenham gostado!
Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, vou adorar saber um pouco mais sobre você.
Caso queira entrar em contato, meu e-mail é milenaazevedosantos@gmail.com.
Beijooos.