terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Organizando a rotina de estudos

Olá!

Então fevereiro chegou e muitos, assim como eu, retomaram às suas aulas ou ingressaram em alguma universidade. E pode acreditar, estou cheia de dicas para compartilhar com vocês!

Hoje eu venho falar um pouco sobre como organizar sua rotina de estudos.
Pois bem, geralmente quem ingressa em uma universidade possui um cronograma de horários específicos, entretanto, hoje em dia muitas universidades estão aderindo ao sistema à distância ou semi-presencial, o que requer uma organização maior ainda. Mas, seja lá qual for o seu sistema de estudos, é necessário ter uma rotina de estudos em casa, seja para aprender ou apenas revisar a matéria.

E no post de hoje eu venho compartilhar como estou me organizando neste semestre na minha faculdade. Como estou na etapa final do curso, estou com poucas disciplinas, porém duas delas são matérias que requerem atenção redobrada, uma vez que sou reincidente (repetente) nelas. 

Na minha faculdade, cada disciplina possui um cronograma de aulas. Para acompanhar todos os cronogramas em apenas um local, eu imprimi no word mesmo uma folha com uma tabela, onde eu disponho as disciplinas e as semanas até a primeira prova. Quando passar a primeira prova, farei uma nova relação das demais aulas, assim como feito anteriormente. Ali eu relacionei cada aula com a respectiva semana em que ela deve ser estudada. Também coloquei as datas previstas para entrega de trabalhos. Quando se tem muitas disciplinas, o ideal é deixar ainda mais ressaltada a entrega de trabalhos e seminários, para justamente não perder o prazo. 

Após relacionar as aulas, eu descrevi embaixo da tabela um horário para estudar cada disciplina (talvez até hipotético, depende do dia a dia). Para não me atrapalhar nas demais tarefas que eu exerço, como trabalho, casa e blog, optei por estudar à noite após o jantar. Assim, fico com o tempo livre somente para estudar. O importante é priorizar o seu momento de estudos!

Veja abaixo como ficou minha rotina de estudos:


Na minha agenda, na qual eu escrevo o que tenho que fazer diariamente, sempre no domingo que inicia a semana eu separo uma página para escrever o que eu tenho que fazer naquela semana em relação a faculdade, como aulas e entregas de trabalhos por exemplo.


Pois bem, e é assim que tenho me organizado por enquanto. Aguardem, pois virão mais assuntos relacionados a estudos nas próximas semanas.

Talvez haja algum questionamento sobre a minha faculdade, como é estudar a distância, como são as aulas e etc. Caso vocês tenham alguma dúvida, deixe nos comentários, porque eu pretendo fazer um post sobre esse assunto.

Espero que tenham gostado.
Beijinhos!

Um comentário:

  1. Boas dicas milena, confesso que tenho uma enooorme dificuldade de estudar em casa! =/


    bjs

    fernandamouta.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, vou adorar saber um pouco mais sobre você.
Caso queira entrar em contato, meu e-mail é milenaazevedosantos@gmail.com.
Beijooos.