Olá!
Como estão indo nesta segunda-feira? E os preparativos para fim de ano?
Por aqui estou colocando a vida em ordem para começarmos bem o ano novo. Afinal, com organização as coisas fluem melhor.
E uma das minhas metas nos últimos meses de 2014 foi ter um controle maior sobre minhas finanças. Aprendi com meus pais a fazer lista de compras, anotar preços, pesquisar promoções, assim como também a anotar todas as nossas contas, despesas mensais e relacioná-las com os nossos ganhos, salários. Pois bem, tem dado certo. Porém, existe aqueles eventuais gastos que ocorrem no dia a dia que não conseguimos ter controle. Daí, chega o final do mês e percebemos que gastamos um pouco além da conta. O que fazer? Tentei montar um caderninho para essas anotações, mas não deu certo, pois não consegui adquirir o hábito de escrever nele.
Entretanto, 2015 aponta ali na esquina e com ele vem as minhas agendas! Yeah!
E no post de hoje eu trago a agenda que me fará companhia em 2015 para a minha organização financeira. Trata-se de um livro de contas para a economia doméstica. O kakebo é uma palavra japonesa que traduz essa ferramenta para organizar as finanças pessoais. Nele podemos desmembrar nossos gastos mensais dos semanais, ter um controle no nosso consumo diário e analisar resultados mês a mês. A finalidade desse livro está em aprendermos a priorizar e categorizar nossos gastos de acordo com nossas necessidades e criar na nossa consciência uma ideia de consumo responsável.
Eu simplesmente adorei a ideia desse livro e já estou rascunhando algumas metas financeiras e lançando os valores de algumas contas de janeiro que já estão chegando na minha casa.
Agora, como não poderia faltar, as fotos do livro.
ISBN: 9788576840602
Editora: BesteSeller
Páginas: 200
Logo no início do livro, vem um passo a passo de como você deve utilizar o livro. São demonstradas e explicadas detalhadamente como você deve utilizar as próximas páginas, que estão em branco.
Na primeira seção, existe uma parte para que você organize seus faturamentos e gastos mensais. Ali você deve descrever todos os seus ganhos e gastos com despesas fixas, tais como aluguel, água, luz, telefone, etc. O faturamento é representado pelo número 1 e os gastos pelo número 2. Após você listar todos os seus gastos e faturamentos, é hora de subtrair e ver o quanto restou para passar o mês. E é a partir daí que você começa a descrever os seus objetivos mensais e suas promessas para cortar gastos.
Nas próximas páginas encontramos uma local para relacionarmos nossos gastos diários. são sete colunas, uma para cada dia da semana, com um espaço para escrevermos a data. São separados por quatro colunas, denominadas sobrevivência, lazer e vícios, cultura e extras. Existe três lacunas para o somatório total. Uma é para a soma do gasto do dia corrente. Outra para a soma do gasto com determinada categoria da coluna. E por fim, a soma total da semana.
No final do mês encontramos uma página na qual descreveremos tudo que relacionamos durante o mês, o total de cada semana, o quanto de dinheiro que tínhamos no bolso, o quanto nos restou, se conseguimos atingir nossos objetivos, se cumprimos com nossas promessas, e por fim um espaço reservado para refletirmos sobre nossos esforços, êxitos e fracassos. Ao lado, há uma tabela com os gastos separadamente por categoria (aquelas das colunas). Essa tabela é fundamental para que vejamos para onde nosso dinheiro está indo.
Como vou começar a usar esse diário de gastos no próximo mês, minhas anotações acerca do livro são basicamente o que pude ter ao folhear e ler. Espero que conforme eu for usando, eu possa trazer mais informações a vocês.
Vale lembrar que, como o livro é um diário mensal com calendário flexível, você pode começar a usá-lo no mês que você desejar.
Bem espero que vocês tenham gostado e se inspirado para se organizar financeiramente em 2015.
E que venha o ano novo!!!!!
Eu vi ao vivo e me apaixonei, quero um pra mim tbm! rsrrs
ResponderExcluirbjs
fernandamouta.blogspot.com
Nossa adorei a ideia! Onde encontro?
ResponderExcluirAdorei.. vi o livro no site da saraiva e depois de ver o seu post vou comprar, adorei a dica, gostei do seu blog, eu também sou Blogueira se tiver um tempinho da uma passadinha para conhecer o meu blog www.blogmipires.com
ResponderExcluir