terça-feira, 6 de maio de 2014

Mitos sobre cozinhar macarrão

Olááá.
tudo bom com vocês?
Hoje eu vim compartilhar com vocês algumas dicas que parecem óbvias, no entanto, nunca reparamos como procedemos erradamente. O assunto de hoje é sobre macarrão. Embora não seja muito light, rs, é a minha comida favorita, eu amo massas! E por isso eu sempre me aventurei na cozinha (leia-se depois de casada) tentando fazer os mais diferentes tipos de macarrão. E sinceramente, as dicas que eu vou contar para vocês são uma belezinha! Quem aí quer fazer aquela macarronada da mamma para surpreender em um jantar para os amigos ou deixar a sogrinha de queixo aberto, hein? 


Para começar, NUNCA COLOQUEM ÓLEO para cozinhar o macarrão. A única coisa que você pode, se quiser, adicionar na água do cozimento do macarrão é sal e só. Qualquer substância GORDUROSA, seja óleo ou azeite, não evitará que o macarrão fique "unidos venceremos". O resultado será pior, o óleo vai evitar que o molho grude na massa. - Experiência própria!

Sabe aquele ponto de cozimento chamado al dente? Então, esse o ponto da massa é quando ela está perfeitamente cozida e oferece uma leve resistência à mordida. Não está nem tão dura (crua) nem tão mole. Quando estiver neste ponto, retire a massa do fogo e escorra a água. MAS CALMA! Não tire completamente a água, MUITO MENOS LAVE O MACARRÃO. Esse pouco de água que deixará o macarrão úmido vai ajudar a deixar o molho no ponto correto e ficar bem aderido ao macarrão. E se você lavar o macarrão, jogar aquela água fria da torneira, isso vai interromper o cozimento da massa, que estava quase no ponto e você estragou fazendo isso. Por isso seu macarrão vai ficar duro, parecendo que tá cru, e no prato vai ter macarrão para um lado e molho para outro. - Experiência e mico próprios também!

Então, se você não quer pagar esse mico de não saber fazer macarrão, siga essas dicas, são infalíveis!
E deixa que nessa semana ainda volto com algumas sugestões de molhos para você fazer nesse dia das mães (ou em qualquer outra ocasião!)

Me inspirei aqui, mas relatei somente o que eu já vivi e aprendi!

Espero que tenham gostado!
Beijooos e até breve!

4 comentários:

  1. Sério que não precisa colocar oleo???Nossa sempre coloquei, rs, vou experimentar fazer sem, beijos
    FABIOLA KEFFER

    ResponderExcluir
  2. Engraçado como cada um faz o macarrão de um jeito rsrs. Sempe quie converso com amigas elas dizem uma coisa ..kk
    beijos
    http://neurasdeumanoiva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Vou testar fazer sem óleo!!!
    Sempre me falaram que TINHA q por...rs
    como eu não sabia, fui seguindo as ordens kkkkk
    mas agora vou testar!!
    www.aventurasdanoiva.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Essa do óleo eu já sabia inclusive postei no meu blog esses dias! rs
    Agora sobre o cozimento da massa eu sempre vou no olhometro, mas vou tentar seguir as dicas pra não errar nunca! rs

    bjs

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, vou adorar saber um pouco mais sobre você.
Caso queira entrar em contato, meu e-mail é milenaazevedosantos@gmail.com.
Beijooos.