quarta-feira, 16 de abril de 2014

Vida de Casada: A sabedoria da esposa - Parte 3

Não, não me esqueci dar continuidade a este tema não.
Mas é que o rascunho do post sumiu, aí tive que escrever tudo de novo!
Então vamos lá...

A sabedoria da esposa


Tópico 03
Ser submissa ao seu marido

Dá até arrepio ouvir a palavra submissão. A mulher atual foi educada para ser independente, para estudar, ter seu emprego, seu próprio dinheiro, enfim conquistar tudo o que ela quer. Daí quando aparece o termo submissão, a mulher logo pensa ou fala "Marido nenhum vai mandar em mim!" Oie, alguém falou em mandar? O problema da maioria dos brasileiros é a falta de informação, saber o que as palavras significam. Se metade da população soubesse o significado real de algumas palavras, pensariam mil vezes antes de falar e preveniria um milhão de aborrecimentos (segundo os dados da minha achologia, kkkkk).

Vamos por partes então.
SUBMISSÃO: Ato ou efeito de submeter. Obediência voluntária; sujeição: submissão perfeita. Humildade, humilhação, passividade, subserviência. 
Sinônimo de submissão: dependência, obediência, subordinação e sujeição
(retirada daqui)

A palavra “submissão” que foi traduzida do original grego é “hupotasso”, e significa: 
1) organizar sob, subordinar; 
2) sujeitar, colocar em sujeição; 
3) sujeitar-se, obedecer; 
4) submeter ao controle de alguém; 
5) render-se à admoestação ou conselho de alguém; 
6) obedecer, estar sujeito. 

E, de acordo com o Léxico de Strong, ainda há uma importante observação acerca do uso desta palavra na época: “Um termo militar grego que significa ‘organizar [divisões de tropa] numa forma militar sob o comando de um líder’. Em uso não militar, era ‘uma atitude voluntária de ceder, cooperar, assumir responsabilidade, e levar um carga’.”

Segundo às minhas análises, a palavra SUBMISSÃO pode ser dividida em: sub+missão. Onde missão significa "encargo, poder dado a alguém para fazer alguma coisa: cumprir uma missão" e sub significa abaixo, sobre.

Quando olhamos para esta palavra, devemos entender qual o sentido que Deus ordenou à nós, esposas, como devemos agir. Primeiramente, devemos lembrar que a esposa está para seu marido assim como a igreja está para Cristo, logo, devemos ser obedientes sim às decisões do nosso marido. (Ef 5.22-24) Mas quando observamos os relatos da vida de Cristo, em nenhum momento encontramos evidências que o mesmo teve alguma atitude que demonstrasse autoritarismo e domínio. Pelo contrário, víamos uma liderança servidora. Logo o marido deve buscar ter o respeito e ser lider da sua casa sem precisar impor domínio sobre ninguém. E é aí que está a dificuldade da mulher entender o papel dela. 
E, em matéria de governo do lar, o homem é e será sempre o cabeça, não a mulher. Esta ordem na cadeia de comando nunca pode ser quebrada. O apóstolo Paulo ensinava e determinava que a mulher não exercesse autoridade sobre o marido. Nas partes anteriores eu falei sobre a diferença entre a governança do lar feita pelo marido e a administração realizada pela esposa. É notório que o valor que cada um de nós tem aos olhos de Deus, não há distinção alguma entre homem e mulher (Gl 3.28). Entretanto, as autoridades foram instituídas por Deus (Rm 13.1)

Mas como se comportar diante de um marido autoritário? Simples, mas não é fácil. É fruto de muita oração. Você, como esposa sábia, deverá orar pela sua família, pelo seu esposo. "A mulher deve aprender em silêncio, com toda a sujeição" (1 Timóteo 2.11) Assim como os filhos devem honra aos pais, e isto traz bênçãos sobre suas vidas (Ef 6.1-3), também a esposa deve respeito ao seu marido (Ef 5.33) e isto também trará bênçãos sobre sua vida! E com certeza, andando em obediência, Deus irá moldar seu esposo e seu lar se encherá de paz.

Gostaria de compartilhar com vocês um momento que vivenciei enquanto fazia este estudo sobre a palavra. Em um dado final de semana, eu, meu esposo e alguns familiares viajamos. Ao total eram três carros. Quando retornávamos da viagem, um tio que estava dirigindo um carro resolveu ir pela estrada X, um outro tio resolveu ir em outro horário com seu carro pela estrada Y, e nós que estávamos no terceiro carro resolvemos voltar pela mesma estrada que fomos, a estrada Z. Ou seja, ninguém retornou da viagem juntos. A dona do carro que estávamos, nossa prima, ficou um pouco aflita, pois queria que todos fossemos juntos. Mas porque não poderíamos acompanhar algum dos dois carros e tinhamos que ir pela estrada Z? Pelo simples fato de que o esposo da minha prima (que estava trabalhando e não pode ir conosco) a orientou que fosse pela estrada Z. Resumindo, eu disse a ela que ela ficasse tranquila, que Deus estava acompanhando nossa viagem, que nada daria errado, principalmente por ela estar sobre a obediência ao seu marido, que a recomendou ir pela tal estrada específica. Conclusão: as três estradas davam na rodovia tal, e todos nós nos encontramos e seguimos para nossas casas.

Espero que tenham gostado do texto.
Agora só resta mais uma parte para encerrarmos esse tema sobre a sabedoria da esposa.
Beijooos e até breve!

5 comentários:

  1. Assunto polêmico, Mi... eu tento exercitar isso, mas não é fácil não. Tem horas em que eu simplesmente prefiro fazer as coisas do meu jeito...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Assunto bem polêmico Mi, quando se fala nisso entre 10 mulheres, 8 já levantam a espada dizendo que não existe mais isso e blá blá blá.. mas, conforme citado no seu post, é tudo falta de entendimento, de saber o que realmente significa a palavra submissão né?
    É muito fácil dizer que não se é submissa sem saber o real sentido disso dentro da bíblia..
    Tudo é bem claro na bíblia dizendo que a mulher deve ser sábia e que o casal se torna um só = respeito mutuo!!
    Mas né.. ngm entende...rsrs

    Beijos
    http://neurasdeumanoiva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você em todos os aspectos apresentados =)

    Beijão ♥
    Meu Skate Rosa - Visite

    ResponderExcluir
  4. É preciso entender a palavra de Deus para aceitar.
    E para isso é preciso ter temor e sabedoria... quantos temos isso
    entendemos com facilidade.
    Uma feliz páscoa!
    Um bejim!

    ResponderExcluir
  5. É toda vez que ouvimos a palavra submissão dá um certo impacto, mas pelo fato de interpretar errado como citado em seu texto. É muito viver em amor e harmonia com o cônjuge, um entendendo e respeitando o outro! ♥

    bjinhos
    http://leyareismk.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, vou adorar saber um pouco mais sobre você.
Caso queira entrar em contato, meu e-mail é milenaazevedosantos@gmail.com.
Beijooos.