quinta-feira, 13 de março de 2014

Vida de Casada: A sabedoria da esposa - Parte 1

Quando uma mulher casa, não importa quantos há quantos anos ela conhece seu noivo, no casamento tudo muda! Quando eu digo tudo, me refiro a rotina, ao dia-a-dia... Conviver a dois é uma tarefa difícil e os dois precisam ser sábios para contornar as diversas situações que irão aparecer. Situações essas que por mais terríveis que aparentam ser na verdade são muito simples de resolver, ainda mais se os dois tiverem amor um pelo outro.

Hoje, Deus tocou em meu coração para compartilhar com vocês, casadas, noivas e até mesmo solteiras, como devemos agir segundo o coração dEle. Nesses quase 1 ano de casada posso afirmar com propriedade que todo mês sempre tive pelo menos um desentendimento com meu esposo. Desentendimento ocasionado por coisas mínimas e que quase tomaram proporções enormes... sim, na hora da raiva cogitamos até a hipótese do divórcio, mas sabíamos que não teríamos coragem para isso (graças a Deus, rs). Infelizmente, em nossa igreja não tivemos aquela orientação que os pastores dão aos noivos, logo, muitas de nossas atitudes estavam erradas até pouco tempo, pois não seguíamos a palavra. Há pessoas que poderão criticar, dizer que somos ''fanáticos'', mas quando lemos o que a palavra de Deus nos ensina e aplicamos, conseguimos entender porque os dias atuais estão tão terríveis. A perda de valores e da estrutura familiar influenciam diretamente no caráter dos filhos que colocamos no mundo. 

Recentemente, optei por fazer um estudo bíblico on-line buscando por temas que estivessem me incomodando para saber um pouco mais a cerca. Foi aí que resolvi pesquisar sobre os deveres da esposa e do marido no casamento. A leitura me trouxe, além de conhecimento, uma paz interior e uma calma - coisas que venho buscam a alguns dias... Os textos enriqueceram tanto meu coração que eu me senti tão errada mediante algumas atitudes que vinha cometido, que sinceramente, me curvei diante a Deus e pedi perdão por não ter me preparado melhor para o meu casamento. 

Foi aí que eu me motivei a escrever este post longuíssimo para vocês. Me perdoem se eu estiver me estendendo demais, mas foi porque eu nunca li algo sobre isso antes e numa linguagem tão informal quanto a que eu uso aqui com vocês. Por isso que eu resolvi trazer em forma de tópicos comentados os eixos principais para a formação de uma mulher sábia. Caso queiram compartilhar comigo este momento, prossiga a leitura:

A sabedoria da esposa

Tópico 01
Administração do Lar

“Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias. O coração do seu marido confia nela, e não haverá falta de ganho. Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida. Busca lã e linho e de bom grado trabalha com as mãos. É como o navio mercante: de longe traz o seu pão. É ainda noite, e já se levanta, e dá mantimento à sua casa e a tarefa às suas servas. Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com as rendas do seu trabalho. Cinge os lombos de força e fortalece os braços. Ela percebe que o seu ganho é bom; a sua lâmpada não se apaga de noite. Estende as mãos ao fuso, mãos que pegam na roca. Abre a mão ao aflito; e ainda a estende ao necessitado. No tocante à sua casa, não teme a neve, pois todos andam vestidos de lã escarlate. Faz para si cobertas, veste-se de linho fino e de púrpura. Seu marido é estimado entre os juízes, quando se assenta com os anciãos da terra. Ela faz roupas de linho fino, e vende-as, e dá cintas aos mercadores. A força e a dignidade são os seus vestidos, e, quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações. Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua. Atende ao bom andamento da sua casa e não come o pão da preguiça”. (Provérbios 31.10-27)

Como essa palavra é edificante! E o que eu aprendi com essa palavra foi que tarefas em casa sempre serão muitas e sempre será um ciclo sem fim. Oh!!! Vc só descobriu isso agora é???! Pois é, embora tenha sempre trabalhado muito dentro de casa, eu já tinha notado que todas as tarefas não possuem fim, é um ciclo infinito. E para as noivas de plantão, fica a dica, não fiquem neuróticas se vocês não conseguirem 'dar conta do recado' logo de início, é tudo questão de adaptação. Até recentemente estava mudando a posição de alguns itens da minha cozinha, trocando de armários devido às suas funcionalidades e pensei: "Porque eu não tinha feito essa arrumação desde o início?" Simples, porque precisamos ver como as coisas funcionam e ajustá-las conforme nossa necessidade. E assim é o casamento todo... A questão de ser administradora do nosso lar requer sabedoria e mansidão de nossa parte. Como esposas, somos donas de casa e cabe a nós realizarmos as tarefas. 

Creio que muitas aqui são mulheres que possuem um emprego, inclusive eu, e com isso nossa carga horária de afazeres é praticamente 24hs. E que, assim como eu, ficam exaustas e sem ânimo para fazer absolutamente nada em casa. A minha dica é: não desanimem, faça tudo com amor; converse com seu esposo e façam juntos uma planilha de tarefas simples que podem ser feitas no dia-a-dia e nos finais de semana, como vocês acharem melhor. Afinal, se nós mulheres dividimos as contas, os maridos podem (e devem) dividir as tarefas de casa também, afinal, ele também é instruído pelo Senhor para cuidar de nós e nos servir (no sentido de auxiliar, cooperar, e não ser escravo). O trabalho do homem sempre esteve em cooperação com o da mulher. O homem caçava e pescava, a mulher cozinhava. Ele cuidava do rebanho e a mulher tosquiava e retirava o leite. Os anos se passaram e a realidade mudou um pouco, mas o fato de um sempre ajudar o outro deve permanecer sempre.

Na minha leitura também aprendi que, embora o trabalho doméstico não seja pouco, a mulher consegue administrá-lo com excelência e nem por isso deve deixar de ser reconhecido. Esta não é uma tarefa para uma pessoa despreparada. Nós já nascemos com esse instinto. Deus nos fez assim. Tudo é questão de hábito!

Ser administradora do lar não requer somente tarefas simples, como lavar, passar, cozinhar e arrumar. Se a mulher ajuda seu esposo na administração financeira, o casal terá seus rendimentos multiplicados, pois os dois agirão com sabedoria perante Deus.

Por fim, para encerrar esta primeira parte, concluo dizendo que, embora temos em nós os gens para sermos donas de casa, nós só seremos excelentes com a prática, é algo se aprende, é algo que devemos ensinar, é palavra sagrada:
“Quanto às mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas a muito vinho; sejam mestras do bem, a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem ao marido e a seus filhos, a serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada”. (Tito 2.3-5)

E é isso meninas! Ufa... Obrigada por lerem até aqui...
Quero compartilhar mais com vocês sobre os meus erros e acertos!
Espero que tenham gostado!

Beijooos e até breve!

2 comentários:

  1. Oi Mi, hoje li um texto (não sobre o mesmo assunto mas que vale a pena ser lido também) no Coisa de Casada, textos como esses nos fazem lembrar do por que nos casamentos e das responsabilidades que adquirimos ao dizer sim, beijos e boa leitura!
    http://www.coisadecasada.com/2014/03/papo-direto-e-reto.html

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, vou adorar saber um pouco mais sobre você.
Caso queira entrar em contato, meu e-mail é milenaazevedosantos@gmail.com.
Beijooos.