quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Dicas de estudos

Acredito que muitos de vocês não sabem, mas eu sou uma bióloga em formação (estou no último período). Minha universidade é UFRJ, o meu curso de Lic. em Ciências Biológicas é pela modalidade semi-presencial. Pretendo em um outro post falar maiores detalhes sobre este curso. 
Hoje eu trouxe algumas dicas para quem estuda, seja cursinho, seja faculdade. Acredito que pelo menos algumas dessas dicas serve para todo mundo. Resolvi enumerar alguns tópicos que me facilitam na hora de estudar. Então se vocês quiserem saber um pouquinho, é só acompanhar o texto!

Time to Study :)

01) Anotar tudo!
Sim, eu faço listas de tudo. Anoto todas as minhas tarefas que preciso fazer, anoto tudo o que os professores falam, faço calendário com as datas de entrega de trabalhos e provas.

02) Pastas e arquivos
No meu home-office eu destino uma gaveta somente para o material da faculdade. O que não cabe lá, eu disponho em pastas. Dessa forma consigo arquivar provas, trabalhos e anotações para consultas futuras.

03) Interação Aluno X Professor
Na minha universidade, nos primeiros períodos, tínhamos um maior contato com os professores, e com isso eu aproveitava todos os momentos que eu tinha com eles para extrair o máximo de informações, a fim de sanar todas as minhas dúvidas.

04) Menina Super-Colorida
Sou suspeita em falar que amo canetas e todos os artigos de papelaria, mas algo que facilitou minha vida são canetas marca-textos e canetas esferográficas de diversas cores. Não utilizo (somente) essas cores para deixar mais bonitinho, mas uso (também) para me alertar, chamar minha atenção para algum parágrafo, frase ou palavra importante nos textos. Eu só marcava as apostilas e cadernos, livros nunca.

05) Meu cantinho
Sempre precisei estabelecer uma zona de conforto na minha casa para me dedicar aos estudos. Não consigo estudar na mesa da sala de jantar nem no quarto. Por isso que um dos meus requisitos para ter filho é ter uma casa com um quarto a mais, pois serei uma eterna estudante e quero que meus filhos cresçam com um local para estudos também.
No meu home-office eu tenho uma mesa, uma cadeira, um notebook, pastas, gaveteiros etc. Para completar meu conforto, tenho um ventilador de teto, lâmpada que ilumina muito bem, uma luminária em cima da mesa, cortina na janela para propiciar aconchego e uma porta a qual posso fechar quando precisar de privacidade. Parece ridículo, mas um bom lugar para estudar, na minha opinião, tem que ser assim.

06) Tudo tem seu horário
Se você precisa estudar em casa, após o trabalho ou nos dias de folga, estabeleça uma rotina. Faça um calendário, separando o seu horário em frações, igual os tempos de aula na escola. E durante este tempo se dedique inteiramente aos estudos. Meu semestre começou há algumas semanas, e eu já estabeleci que eu tenho até as 21hs para realizar todas minhas tarefas como dona-de-casa, e a partir das 21hs eu vou para meu escritório e fico estudando até as 23hs ou 00hs.

07) Identifique seu estilo de estudo
Eu encontrei minha melhor maneira de estudar. Nunca me julguei por ser diferente, pois sempre deu certo. Eu leio minhas apostilas e livros e marco tudo que for importante. Quando eu encerro um grupo de capítulos, pego meu caderno e faço meu próprio texto usando aquelas marcações realizadas na apostila. Com isso, procuro outras fontes, exercícios na internet e vou aplicando o que eu estudei. Às vezes, quando estou lendo ou sempre que estou escrevendo eu ouço música. Sempre fui assim, meu cérebro guarda melhor algumas informações com esse procedimento. Quando eu sinto que não tá funcionando, eu desligo a música para ver se o cérebro foca totalmente no que estou escrevendo. Atualmente tenho ouvido músicas no estilo folk / indie / chill / relax. Eu faço o login no site 8tracks e seleciono playlists com esses estilos de músicas. Curto muito!

08) Disciplina e atenção
Pare de enrolar. Não coloque dificuldades na hora dos estudos. Sempre que tenho que estudar, eu vou lá e estudo. Deixo tudo que tinha que fazer pro lado, ou tento adiantar o máximo para ter o meu tempo certo para estudar. Meu problema maior é ter atenção no que estou fazendo. Como disse no post de ontem, eu amo estudar, mas tenho alguns déficits de atenção. Eu começo a observar tudo o que tenho em minha volta, lembro de um monte de coisas que tenho que fazer / comprar / resolver, e isso fica turbilhando minha mente. Precisamos ter a cabeça em ordem e os pensamentos limpos. Devemos evitar passar horas em frente a aparelhos eletrônicos, pois nossa mente se cansa e nosso olhar fica pesado demais quando vamos estudar.

09) Leitura
Leia bastante. Leia jornal, livros, folhetos, blogs... leia sempre. Não fique lendo facebook, porque lá só tem (uma grande parte) pessoas que não se importam com a escrita correta. Quanto mais ler, mais você saberá escrever. Não terá dúvidas quando escrever algumas palavras. A organização das suas ideias no papel ficarão mais fáceis de fazer. E lembre-se: não é só em na matéria de português que precisamos escrever bem não. Todas as disciplinas que requerem questões discursivas, você terá que saber como expôr seus conhecimentos.

10) Planeje
E sempre planeje seus estudos. Rascunhe em um papel seus sonhos, suas metas e o que você pode fazer para chegar lá. Eu sempre sonhei em fazer biologia, mas nunca pensei na minha pós graduação e nem em que ramo eu gostaria de trabalhar. Hoje, depois de alguns bons anos na faculdade, consegui me encontrar. Já defini que quero fazer cursos de inglês e espanhol, não só para agregar no currículo, mas porque eu quero estudar essas línguas. Se seu sonho é ingressar na faculdade, pesquise os cursos que mais lhe atraem, como eles estão no mercado de trabalho, com o que se trabalha; procure por um cursinho preparatório, pesquise na internet os conteúdos das provas... trace um rumo para sua vida, pois, embora ele não siga do jeito que você quis, pelo menos você sabe aonde você quer ir!

Bem é isso galera.
Espero que tenham gostado!
Caso queiram compartilhar comigo algumas dicas, deixe nos comentários, irei adorar ler!

Beijooos e até breve!

4 comentários:

  1. Adorei as dicas!
    Espero ano que vem fazer uma pós então já está tudo anotadinho!

    Bjus

    Taty

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post, estou precisando mesmo me organizar nos estudos, beijos
    FABIOLA KEFFER

    ResponderExcluir
  3. Mi, ótimas dicas, seguia algumas delas qdo eu estudava, só q eu já prefiro estudar em qq lugar, sei lá pra mim funciona! rsrsrs
    Eee te indiquei pra responder uma tag no meu blog!!!

    bjsss

    ResponderExcluir
  4. Oi Mi, adorei o post!
    Sigo tbm algumas dicas, tenho consciência de outras rsrs porém, às vezes não consiga aplicá-las da melhor forma hehehe
    Agora mesmo, por exemplo, estava estudando e parei pra olhar minha plataforma do blogger. Parei pra olhar os bloguitos e me deparo com esta postagem! rsrsrs
    Voltarei pra meus livros agorinha mesmo...
    Beijosss!!
    Mi

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, vou adorar saber um pouco mais sobre você.
Caso queira entrar em contato, meu e-mail é milenaazevedosantos@gmail.com.
Beijooos.