quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Dicas fáceis e rápidas para se manter organizado(a)

Fazendo a tal limpa em meu notebook, encontrei um arquivo com dicas para nos organizarmos diariamente. Texto disponibilizado em pdf pela Thaís Godinho. Caso queiram entrar comigo neste projeto, segue abaixo a lista do mês de janeiro.

Janeiro
1 - Onde estão seus sapatos? Você deseja começar o ano com tudo fora do lugar? Guarde-os! Se não tem espaço suficiente, considere a aquisição de uma sapateira ou a doação de alguns pares.
2 - Passeie por um cômodo da sua casa e recolha em um cesto ou caixa tudo o que está fora do lugar.
3 - Guarde o que recolheu com o cesto ontem e faça o mesmo em outro cômodo. O ideal é conseguir fazer isso diariamente.
4 - Organize a sua gaveta de meias. Talvez seja uma boa se desfazer daqueles pares furados ou pés sem par. Veja se tem pares suficientes para suas necessidades e, se não tiver, anote em uma lista de compras.
5 - Quando receber seu salário, já pague as contas, mesmo que elas vençam daqui a muitos dias (você pode não ter o dinheiro quando chegar a data de vencimento).
6 - Guarde os enfeites de Natal e faça uma lista do que está quebrado e precisa comprar para o próximo. Marque para a semana que vem um dia para comprar o que falta a preços mais baixos, inclusive fitas e papéis de presente.
7 - Você tem um bloco de notas? Ele deve andar com você para cima e para baixo. Esse importante instrumento servirá para anotar idéias, tarefas, coisas importantes, enfim, tudo o que vier à sua cabeça ao longo do dia. Depois, você vai revisando, riscando o que já foi feito ou passando para a agenda o que precisa ser resolvido em uma data específica.
8 - Suas contas estão sempre perdidas por aí? Você perde o prazo de vencimento regularmente? Você precisará de 1 pasta comum de elástico para colocar as contas a serem pagas e 1 pasta sanfonada (com 12 divisórias, uma para cada mês do ano) para guardar as contas pagas. A pasta comum você deixará em um lugar de fácil acesso, se possível junto com a sua agenda. Toda vez que receber uma conta, guarde-a na pasta. Isso evitará que elas fiquem espalhadas por aí e você se esqueça do vencimento. A pasta sanfonada servirá para você guardar as contas que você já pagou. Assim que pagar uma conta, você já deve colocá-la
ali.
9 - Trabalhar em casa não significa trabalhar o tempo inteiro. Estabeleça um horário para o seu expediente e cumpra-o. Se o telefone tocar e for a respeito de trabalho, responda: "Me desculpe, mas só atendo em horário comercial". Ter uma segunda linha somente para este fim pode ser ainda melhor, pois a secretária eletrônica dá conta do recado. 
10 - Se você simplesmente acha que está bagunçado mas não sabe por onde começar, saia de casa, feche a porta e entre novamente. Quando você faz, o que agride o seu visual? Isso deve sair ou ser mudado.
11 - Se seu guarda-roupa está uma bagunça, arrume somente uma gaveta!
12 - Dê uma olhada em sua agenda e programe a semana inteira. Isso pode ser feito em menos de 15 minutos.
13 - Zere seus e-mails.
14 - Se você tem dois objetos absolutamente iguais, verifique se realmente precisa de dois ou mais. Algumas pessoas têm a mania de “reservar” objetos, caso um deles quebre, por exemplo. Depende da necessidade. Obviamente, você precisa ter lâmpadas reservas em sua casa. Mas será que realmente precisa de dois cortadores de unha, por exemplo?
15 - Marque consultas médicas para todo o primeiro semestre do ano, incluindo consultas de rotina (clínico geral, cardiologista, dermatologista) e dentista.
16 - Cole na parede acima do telefone um papel com todos os telefones de emergência que você possa precisar algum dia (de bombeiros ao pronto-socorro do seu convênio).
17 - Arrume a cama.
18 - Ligue para aquele amigo de infância que você não vê há anos e marque um happy-hour com ele semana que vem.
19 - Coloque etiquetas sobre as suas tomadas, indicando o que está ligado ali, para nunca mais desligar algum fio por engano.
20 - Dê um fim no jornal. Quem realmente precisa de jornal em tempo de internet? Se você gosta de ler as matérias grandes de domingo, por exemplo, compensa muito mais comprar na banca somente neste dia. Não adianta guardar o jornal dos dias anteriores para ler depois, pois eles estarão desatualizados.
21 - Passe um pano úmido no chão da cozinha.
22 - Separe a roupa que usará no dia seguinte. Se for perder tempo com isso, melhor agora que amanhã pela manhã, quando estiver com pressa.
23 - O que você tem adiado? É hora de fazer. Você pode fazer qualquer coisa em 15 minutos! Organize pequenas tarefas. Se uma tarefa é muito extensa, divida-a em pedacinhos menores.

24 - Não é possível organizar a casa inteira em 15 minutos, mas você pode organizar uma gaveta. E amanhã, uma caixa. E depois, suas fotos. Sua vida não ficou bagunçada da noite
para o dia e não será assim que ela ficará organizada. Organização é um hábito, e hábitos são desenvolvidos. Não espere milagres nem perfeccionismo, mas faça o melhor que puder. O segredo é simplificar.
25 - Além do seu trabalho normal, há alguma atividade que poderia lhe render algum dinheiro extra? Pense a respeito da implementação, mesmo que somente de vez em quando. Qualquer dinheiro que entrar sempre é útil.
26 - Para a gaveta de lingeries e meias, há organizadores que podem ser colocados para deixar tudo separado e muito mais organizado. Eles podem ser encontrados nas melhores lojas do ramo ou mesmo feitos por você.
27 - Acordou cansado? Teve que levantar como um traste e separar o que levar para o trabalho, escolher o que vestir e passar na lavanderia antes? Prepare-se antes de dormir! Separe tudo o que irá utilizar na manhã seguinte ainda na noite anterior. Você economizará minutos preciosos! É muito melhor fazer isso enquanto está acordado do que estar cheio de tarefas pela manhã, quando geralmente fazemos tudo correndo. Mude isso!
28 - Faça uma limpeza geral na sua casa. Olhe suas roupas, sua cozinha, eletrodomésticos, objetos pequenos e veja o que pode doar ou jogar fora. Faça isso até ficar somente com o necessário, e sentir que há ar entre as suas coisas.
29 - Quando for comprar roupas, compre peças básicas, que combinam com tudo. Vale muito mais a pena comprar um blazer preto do que um rosa-choque só porque está na moda. Deixe as cores "da moda" para acessórios baratos que dão um diferencial em qualquer roupa básica, como colares e bijouterias no geral. Mas também não exagere nessas!
30 - Evite comprar alimentos prontos. Além de ser muito mais saudável preparar sua própria comida, você acaba gastando muito além do que gastaria com a compra dos ingredientes - e o seu tempo. Além disso, pense na sua saúde. Uma fruta é muito mais barata que um doce industrializado, por exemplo, e muito mais saudável.
31 - Comprar produtos em grandes quantidades é uma faca de dois gumes. Pode acarretar uma economia enorme no caso de papéis-higiênicos, por exemplo, que são artigos que sempre serão utilizados, mas comprar 15kg de lingüiça já é exagero. Mesmo que custe quase a mesma quantidade da compra menor, o desperdício não vale a pena. Sempre balanceie as opções.

Espero que tenham gostado.

Beijoos e até breve!

2 comentários:

  1. Gostei das dicas.
    Marcar um happy-hour com um amigo faz parte da organização da alma né?! Faz muito bem. :)
    A maioria entrou pra minha lista!!!
    Beijo.

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