segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Carnes: lavar ou não?

Olá novamente!
Eu precisava postar este assunto aqui hoje, por isso retornei!

Ontem, fiz uma visitinha bem rapidinha na casa dos meus pais, e entre conversas curtas com a minha mãe, ela disse que havia comprado uma carne e que havia estragado. Resumindo a história, ela comprou, lavou a carne, congelou, passou alguns dias, descongelou, temperou, deixou marinado no tempero por 30 minutos dentro da geladeira e voilá, a carne estava verde e fedorenta! Conclusão, ela vai no mercadinho do bairro reclamar! Em parte com razão, pois o dono do mercado mandou diminuir a frequência do ar-condicionado (já falei que por aqui tá um calor insuportável né!) e o açougueiro não é muito zeloso com o local (leia-se: minha mãe já achou uma mosca dentro da balcão onde as carnes ficam expostas). 
Fonte: google images
Contudo, ela procedeu de uma forma ao qual eu não sabia que ela fazia (ainda bem, pois eu não faço isso). Ela lavou a carne! Sim, na torneira da cozinha, com água corrente vinda da caixa d'água. Após eu discordar dela e tentar argumentar sobre lavar a carne, ela contestou fielmente à minha (até então) hipótese de que é errado lavar carnes (bovinas e de frango). Fui embora para casa e aquilo ficou martelando na minha cabeça.

Fui então ao senhor Google e pedi uma ajudinha... 
Como sou formanda em Ciências Biológicas, alguns termos são mais fáceis para minha compreensão e a conclusão que cheguei foi de que NÃO PODEMOS LAVAR AS CARNES

Os próprios microbiologistas especializados em alimentos afirmam que:
- Você perde nutrientes, a carne vermelha fica esbranquiçada.
- Aumenta a umidade da carne facilitando a contaminação
- A contaminação existente penetra mais
- Espalha microrganismos contaminantes para a cozinha toda

Algumas pessoas pensam que eles estão removendo bactérias da carne e tornando-as mais seguras; porém, algumas bactérias presentes na superfície são destruídas pela cocção, isto é, com a temperatura sendo elevada para 74ºC.

“Tanto no frango, antes de lavar, após a lavagem e na água, a contaminação microbiana é alta. Lavar o frango não elimina a contaminação. O que precisa é fazer o tratamento térmico adequado, ou seja, cozinhando”, explica o microbiologista Laércio Goulart.

Aí minha mãe (e outras pessoas também) diz:
"Mas, e a mão do açougueiro? E a gosma do frango?"
Você pode ter certeza que a mão do açougueiro, por mais suja que esteja, tem menos microrganismos do que uma carne. Não é a mão que contamina a carne, mas sim a carne que contamina a mão. Ele deve lavar as mãos para cuidados higiênicos preservando a saúde dele e dos familiares.

“O frango tem duas bactérias que são as principais: salmonela e campilobacter. Eles podem causar diarreia e o campilobacter é um pouco mais sério, porque além da diarreia, ela pode desenvolver uma doença auto-imune”, explica a microbiologista Maria Teresa.

Então, querida mamãe, rs... obrigada por me instigar a pesquisar sobre este assunto. Agora eu tenho respaldo científico para argumentar e alertar a todo mundo que não lave carnes, muito menos despeje sobre elas água quente ou vinagre ou suco de limão.


Ok.


Beijooos!

4 comentários:

  1. Nossa.. isso eu não sabia menina, nunca fiz mas não sabia rs.
    Bom que não farei meeesmo!!!!

    Beijos
    http://neurasdeumanoiva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu já tinha por hábito não lavar carne vermelha, mas nao sabia do frango, belo informativo!!!



    bjs


    fernandamouta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. De início eu não lavava o frango, mas depois de um tempo como dona de casa passei a ter nojo da gosma dele também kkkkkk e comecei a lavar tudo. O limão uso como tempero mesmo, não pra tirar bactérias, mas achei legal a informação. Esclareceu bastante!

    Fica com Deus! ;*

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, vou adorar saber um pouco mais sobre você.
Caso queira entrar em contato, meu e-mail é milenaazevedosantos@gmail.com.
Beijooos.