domingo, 29 de dezembro de 2013

Receita: Delícia de Abacaxi

Só de ler o título eu fico com água na boca. Essa é uma receita ótima para você fazer tanto no Natal como no Ano Novo. Ah, e em outras datas eventuais também, desde que esteja na época de abacaxi.
Essa receita é daquelas que só tua mãe sabe fazer e mais ninguém! E que você sempre pede para ela fazer... Pra mim essa receita tem esta lembrança e sempre terá, da minha mãe fazendo no aniversário dela, no Natal, enfim... Quando eu comecei a escrever meu caderno de receitas, deixei claro: "Mãe, você tem que me passar a receita do creme de abacaxi!" Ela completou: "- Tá Milena, é Delícia de Abacaxi. Eu já nem sei mais aonde a receita está, mas eu escrevo pra você." Como meu esposo não gosta de abacaxi, preferi fazer em um dia em que teria um pessoal para me visitar (senão eu comeria tudo sozinha! #aloka!).

Reza a lenda, brincadeira, essa receita minha retirou de um programa de rádio em 1993. Só sei que a original estava escrita em uma folha beeeem amarelada e velha! (Fui pedir a original para minha mãe e ela me contou que o cupim destruiu o caderno todo). E hoje venho compartilhar com vocês mais esta delícia, que é tão delícia que até tem delícia no nome.

Delícia de Abacaxi

Ingredientes
1 abacaxi grande
1 lata de creme de leite (tem que ser lata)
3 xicaras de açucar
2 caixinhas de pudim de baunilha
4 xicaras de água

Modo de fazer

1. Corte e pique o abacaxi, limpando bem, retirando o miolo e os pontos pretos.
2. Coloque num refratário, junte a água e o açúcar. Misture bem e leve para gelar por 2 horas.
3. Coloque na panela depois do tempo de gelar. Leve ao fogo. Dissolva o pó de pudim em um pouco de água e junte ao abacaxi.
4. Deixe ferver, mexendo sempre e com fogo baixo. Mexa por uns 10 minutos, até começar a caramelizar.
5. Passe para um refratário e leve para gelar. Depois de bem gelado, ele ficará firme.
6. Distribua o creme de leite por cima com o auxilio de uma espátula vá acertando para ficar uniforme.
7. Sirva gelado!


Viu como é fácil!
Eu fiz no Natal e foi a atração da minha casa, rs.
Tire fotos do passo a passo, vejam:









Algumas considerações: 
1. Eu tinha esquecido de comprar o pó para pudim. Não rola meninas, tem que ter!
2. Usem o creme de leite de lata. Eu usei de caixinha e não ficou bonito. Mas o gosto é o mesmo. 
3. Deixe gelar bem. Algumas amigas me sugeriram deixar no frezeer para ficar bem durinho a parte de baixo, mas para mim estava bom do mesmo jeito.
4. O que adaptarei para a próxima vez: Não colocarei o creme de leite, deixarei para servir no pratinho de sobremesa na hora de comer.

Espero que tenham gostado!
Se quiser ganhar o marido ou a sogra, faça! Realmente fica muito bom, modéstia a parte.

Beijooos e Feliz 2014!

2 comentários:

  1. É delícia mesmo, aprovado!


    Bjs

    fernandamouta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. adooooro essa sobremesa... mamãe faz às vezes e é muito bom!
    importante esse passo de cozinhar o abacaxi, porque se não cozinhar, a gelatina desanda....
    beijinhos...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, vou adorar saber um pouco mais sobre você.
Caso queira entrar em contato, meu e-mail é milenaazevedosantos@gmail.com.
Beijooos.